-

A torta de queijo mais falada do ano encanta o chef Claude Troisgros

A receita vem do País Basco, preparada com perfeição no Rio pela gaúcha Thábata Tubino

Pedro Landim - Publicado em 04/03/2021, às 14h00 - Atualizado às 15h08

E tudo começou, imagine, na busca do vermute perfeito – o que já indica o interesse da moça por aventuras saborosas. Pois é, o tema aqui é uma torta de virar a cabeça, mas foi numa maratona de bares em Madri com amigos, atrás das melhores versões da bebida amarga, que a maravilha doce chamou a atenção de Thábata Tubino, uma atriz e produtora gaúcha, descendente de italianos, que cultiva o dom de encantar os amigos a cada vez que entra na cozinha.

Mas o que ocorreu na Espanha foi uma (bendita) invasão. A tarta de queso, sobremesa nascida no País Basco, estava no cardápio e encerrou a noite madrilenha seguindo a tradição dos bares de tapas e pintos de San Sebastián.

 

LEIA MAIS

» Cherne com Banana de Claude Troisgros é receita da avó que encanta o chef

» Por que Kátia Barbosa fez Claude Troisgros chorar na cozinha

 

 

"A cozinha estava fechando, mas pedi licença e entrei. Disse que precisava da receita porque havia amado e no Brasil não tinha igual. O cozinheiro começou a falar e eu lá, anotando tudo no celular”, recorda Thábata.

Se estivessemos num filme, esse é o momento em que a câmera sobrevoa a Plaza Mayor e corta para o litoral do Rio, três anos depois. O mundo vive um período difícil de quarentena e os fogões caseiros trabalham sem parar. Thábata está em casa, refogando uma cebola de manhã, na sua cozinha ganhou até um sofá.

“A comida salva as pessoas, cozinhar ordena a cabeça”, afirma. E foi assim, “entre alegrias e surtos leves”, que percebeu a tristeza de uma amiga no isolamento e remexeu nos arquivos para presenteá-la. “A receita da torta apareceu e eu pensei: chegou a hora”.

Afinada com tendência que viria a se configurar no mundo em 2020, quando a iguaria virou uma das receitas mais acessadas na internet, chamada nos EUA de “basque burnt cheesecake”, a moça fez da torta um sucesso entre amigos e criou a Da Thábata.

Macia e cremosa, de textura aveludada e dulçor comedido, com a desejada crosta queimada e caramelizada que produz um certo efeito hipnótico, a torta caiu nas mãos de Claude Troisgros através da mulher, Clarisse, que provou, gamou e encomendou para o aniversário. Pois o chef mandou para Thábata um vídeo, logo postado no Instagram, onde corta e pega uma fatia com a mão, leva à boca e suspira longamente. Não faltava mais nada.

Mesmo quem não come doce se permite provar, ao ver a torta na caixa, cercada pelo papel chamuscado direto do forno. Desconheço quem não tenha gostado”, festeja a cozinheira.

Os cinco quilos de queijo que ela pedia no início para o fornecedor viraram duzentos, e ela hoje faz sozinha cerca de 70 tortas por semana, na cozinha que perdeu o sofá e ganhou mais um forno e duas geladeiras.

A receita é simples, com quatro ingredientes básicos: cream cheese, nata, ovos e açúcar. A versão da Thábata não leva farinha. O segredo é a temperatura alta do forno (perto de 300°C), que precisa de calor vindo de cima para a formação da crosta. Outra diferença em relação ao cheesecake americano é a ausência da massa de biscoito e da calda. O famoso menos é mais. Basta provar.

 

 

Tarta de queijo basca

(10 fatias)

Ingredientes

- 1 kg de cream cheese em temperatura ambiente

- 6 ovos em temperatura ambiente

- 300 ml de creme de leite

- 350 g de açúcar

- 1 colher de sopa de farinha de trigo peneirada, ou amido para glúten free

 

Preparo

• Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre uma assadeira grande (de 23 centímetros, aproximadamente) com duas camadas de papel manteiga

• Em uma tigela, bata o cream cheese até ficar cremoso

• Coloque a batedeira em velocidade mínima e adicione aos poucos o creme de leite até que a mistura fique homogênea

• Repita o mesmo procedimento com o açúcar

• Adicione os ovos um a um, integrando bem cada unidade à massa

• Por fim, coloque a colher de sopa de farinha e misture

• Asse por cerca de 55 minutos. Se após 40 minutos a torta estiver dourada o suficiente, cubra a assadeira com papel alumínio para que termine de assar sem queimar

• Retire do forno e deixe esfriar fora da geladeira

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  
 

» Você já conhece o Clube Sabor? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club