-

O molho de tomate mágico de Marcella Hazan

Um primor da culinária italiana feito com apenas três ingredientes

Da redação - Publicado em 13/05/2020, às 11h00

 “O italiano vai a sua mesa com o mesmo coração aberto com que uma criança cai nos braços da mãe. Com o mesmo confortável sentimento de estar no lugar certo”, diz a italiana Marcella Hazan no livro Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica, reunião de suas publicações que é uma espécie de talismã na estante de quem curte mexer nas panelas.

O molho de tomate, cebola e manteiga que é uma das receitas mais buscadas, postadas e compartilhadas no universo da gastronomia na internet, não nos deixa mentir. Apenas três ingredientes e um resultado que dá vontade de esquecer a massa e comer o molho de colher, sentindo a textura aveludada e reveladora da alma doce dos vegetais. A cozinheira diz que o nhoque é sua massa preferida para a combinação.

 

LEIA MAIS

» Você conhece o tomate que dá em arvore?

» Dia do macarrão: 5 receitas de spaghetti inspiradas em filmes

 

Em sua jornada nos EUA, onde fez fama, ensinou ao país e escreveu sobre a melhor comida caseira italiana, Marcella recebeu dois Lifetime Achievement Awards: da James Beard Foundation, e da International Association of Culinary Professionals (IACP).

Nascida em Cesenatico, uma vila de pescadores do Adriático, na Emilia-Romagna, a cozinheira faleceu em setembro de 2013, aos 89 anos, na Flórida, cozinhando até seus últimos dias de vida.

 

Molho de tomate com cebola e manteiga

(6 porções)

“É um molho inigualável pra gnocchi de batata, mas também fica delicioso com massas industrializadas como spaghetti, penne ou rigatoni. Sirva com queijo parmesão ralado"

 

INGREDIENTES

- 2 xícaras de tomates pelati italianos em lata, em pedaços, com seu suco

- 5 colheres de sopa de manteiga

- 1 cebola média descascada  e cortada ao meio

- Sal a gosto

- Queijo parmigiano-reggiano ralado para ser levado à mesa

 

PREPARO

• Coloque os tomates na panela com a cebola e  5 colheres de sopa de manteiga

• Cozinhe sem tampa, em fogo baixo, por 45 minutos, ou até a gordura subir à superfície. Mexa de vez em quando, amassando os pedaços de tomate com  a colher de pau

• Prove e acerte o sal.

• Tire a cebola antes de temperar  a massa com o molho

• Dica: O molho, sem a cebola, pode ser congelado

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.