-

Segunda sem carne, com o provocante pesto de pimenta verde

Colhida antes de amadurecer, a jalapeño brilha com toques vegetais e herbáceos, no mais célebre molho de pimenta do mundo

Da redação - Publicado em 11/05/2020, às 16h50

Foram nada menos do que 125 anos de sucesso do molho vermelho único ao redor do mundo, com a notável receita que envelhece três anos no barril de carvalho, antes que a Tabasco resolvesse lançar nas prateleiras um segundo produto. A Green Pepper Sauce encantou de imediato os consumidores, em 1993, exibindo o belo tom de verde que contrastava não apenas visualmente com o molho original, mas também na picância suave da jalapeño. Na antiga fábrica ao lado dos campos de pimenta na ilha de Avery, a família McIlhenny seguiu à risca a simplicidade do sucesso e misturou a verdinha apenas com vinagre e o famoso sal extraído na região, um santuário de pássaros e plantas exóticas a oeste de Nova Orleans, na Lousiana. O resultado aromático se tornou uma porta de entrada perfeita para o universo das pimentas transformadas em molhos pela marca.

 

 

LEIA MAIS

» Molho de pimenta frutado

» O macarrão da Rita Lee


Agora, pensemos em tacos, burritos, guacamoles e salsas verdes, mas também em sanduíches, sopas e frutos do mar de todas as vertentes, além da abertura do paladar a sobremesas, sucos de frutas frescas e drinques como margaritas e piña coladas, aproveitando a suavidade raramente encontrada nas malaguetas, habaneros e outras parentes próximas. Colhidas ainda verdes, antes de adquirir a cor vermelha e notas adocicadas, a jalapeño traz inconfundível toque vegetal e herbáceo, aguçado pelo vinagre na receita do molho engarrafado que é daquelas que não se economiza na aplicação. Se o Green Jalapeño é hoje o molho mais suave na escala de ardência dos nove sabores fabricados pela Tabasco, é certamente um dos mais sedutores quando o assunto é sabor, ou versatilidade.

 

Pesto de pimenta verde

INGREDIENTES

- 3 colheres de sopa de Tabasco Green Jalapeño

- 2 xícaras de manjericão fresco

- 2 colheres de sopa de pinoli

- 2 colheres de sopa de queijo parmesão

- 1⁄2 xícara de azeite de oliva

- 1 dente de alho

 

PREPARO

• Coloque todos os ingredientes no processador e bata até a consistência desejada

• Sirva com massa, como molho de pizza ou sanduíche

• Experimente uma colherada sobre filé de salmão grelhado

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.