Produto que leva a farinha torrada no fogão de lenha com limão, alho, cebola ou pimenta conquista os grandes chefs
Da redação - Publicado em 24/08/2020, às 15h00
Farinha de mandioca, cebola, óleo, suco e raspas de limão taiti e siciliano. São com esses ingredientes que a D. Selma Farhat, devota da Santa Rita de Cássia, fez o milagre que colocar acidez na receita em que nos acostumados a sentir gordura e umami, além da crocância.
A iguaria surgiu a partir do preparo desenvolvido pela mãe dela, há mais de cem anos, com alho no lugar do limão.
Desde então a farofa dos Farhat é um dos destaques nas mesas da família, até que a Rita, filha da D.Selma, teve a ideia de comercializar o produto. Mal chegou ao mercado e a adesão foi enorme, não só pela praticidade que ele traz, mas pela qualidade do que vem dentro da lata.
A Farofa Santa Rita, também nos sabores alho, cebola e pimenta, é feita com farinha de mandioca fresquíssima (veja quadro) torrada no fogão à lenha. Mais a D. Selma não diz, uma vez que guarda as suas receitas a sete chaves. Só a Renata tem acesso a ela – e isso por que volta e meia precisa ajudar a matriarca na cozinha. “Minhas lembranças de infância e juventude são excelentes, com vários bons momentos à mesa para comer essa farofa, que antes era algo só da minha família. Meu objetivo é proporcionar essa mesma experiência para todo mundo.”
Queijo brie empanado
Ingredientes
- 1/3 de farinha de trigo
- 1/3 de farinha de rosca
- 1/3 de Farofa Especial Santa Rita Cebola ou sabor da sua preferência
- 1 Ovo batido
- 1 peça de queijo Brie
Preparo
• Passe a peça de queijo em um ovo batido e depois na mistura de farinhas. Repita o processo duas vezes. O segredo é deixar o empanado bem firme, para o queijo não escapar quando assarmos.
• Asse em forno a 180 graus por 20 minutos. Acompanhe com mel trufado, geleia de damasco e pães tostados.