O delicioso milkshake aparece em uma das cenas memoráveis de Pulp Fiction -

O delicioso milkshake aparece em uma das cenas memoráveis de Pulp Fiction

O milkshake de Pulp Fiction

O segredo da sobremesa é o chocolate branco misturado com baunilha

Da redação - Publicado em 22/11/2019, às 16h00 - Atualizado às 16h11

Numa das cenas antológicas do cinema, Vincent Vega (John Travolta) e Mia Wallace (Uma Thurman) dançam ao som de “You Never Can Tell”, do Chuck Berry, no filme Pulp Fiction (1994). Depois, ela é seguida de outra das mais curiosas. À mesa, ela pede “o melhor milk shake de baunilha por 5 dólares”. Recebe um Martin & Lewis. Então emite um “yummmy” após da primeira sugada, com um olhar guloso lançado ao parceiro. Vega pede uma também. E a faz magistralmente com feições de quem sente o arrepio de ter heroína injetada nas veias. “That’s a pretty f***ing good milkshake. Eu não sei se vale 5 dólares, mas é pretty f***ing good”.

Veja também:

Cachorro pode tomar sorvete?

Amarena: o azedinho doce do Milk & Mellow

Cinema e comida: divas da tela brilhavam na cozinha

A história do milkshake remete ao início dos anos 1900, nos EUA, a princípio como um veículo para dose de bebidas alcoólicas. Foi parar nas lanchonetes de forma avassaladora depois que o mixer foi inventado em 1922. Baunilha e chocolate sempre foram os sabores mais consumidos. Com um detalhe: por causa da origem, o de baunilha pode ganhar uma colher de sopa de uísque bourbon, para acentuar o sabor (fica a dica!). Claro, se servido para adultos. Outra corruptela, diz a lenda, surgida numa pequena lanchonete em Chicago, é acrescentar chocolate branco à receita. O que a deixa mais cara, a ponto de custar 5 dólares, mas também muito mais saborosa.

Martin & Lewis

(2 porções)

INGREDIENTES

 - 600 ml de sorvete de baunilha

- 170 ml de leite gelado

- 1 colher de sopa de essência de baunilha (melhor natural)

- 30 ml de leite quente

- 100 g de chocolate branco Chantilly a gosto

- 2 cerejas para decorar

PREPARO

>> Coloque o chocolate branco em pedacinhos em uma tigela. Despeje o leite quente e cubra a tigela por 1 minuto. Dissolva o chocolate misturando com a ajuda de uma colher

>> Em um liquidificador bata o sorvete com o leite, a essência de baunilha e o líquido de chocolate branco

>> Despeje nas taças e cubra com chantilly (você pode colocar essência de baunilha na receita também) Enfeite com uma cereja

Baunilha ou chocolate? Martin & Lewis ou Amos & Andy?

De 1940 a 1950, os comediantes Dean Martin e Jerry Lewis arrebataram os corações americanos com as suas performances tão hilariantes quanto infantilóides. Como eram brancos, assim como o milkshake de baunilha, acabaram apelidando a bebida. Por outro lado, Amos & Andy eram dois comediantes negros que também faziam grande sucesso: viraram nome para o milkshake de chocolate.

 

Este texto foi publicado originalmente na revista Sabor.club #33 que está na melhores bancas por todo Brasil. E também na banca digital www.zinio.com. 

ASSINE JÁ A REVISTA SABOR.CLUB. DESCONTOS DE ATÉ 76%

Leia também