-

O curry de Gaggan Anand, indiano do Chef's Table e sucesso no Netflix

O cozinheiro rebelde sugere as tortillas mexicanas para acompanhar

Da redação - Publicado em 16/05/2020, às 09h09

O chef indiano Gaggan Anand, uma das estrelas da série Chef´s Table, do Netflix, nunca gostou de ser visto como alguém que faz a comida da sua terra nos estereótipos: "Quero que as pessoas procurem meus restaurantes pelo chef, que aconteceu de ser indiano", disse, certa vez.

O cozinheiro, que no fim de 2019 surpreendeu aos anunciar o fechamento de seu Gaggan, na Tailândia, com duas estrelas Michelin, e ocupando o quarto lugar na lista dos World's 50 Best, esteve recentemente na casa da jornalista Christine Muhlke, em Nova York, que lhe pediu a receita clássicas de curry indiano.

 

LEIA MAIS

 

» Conheça o rosbife com arroz indiano

» As preciosas especiarias do casal Margot Zeinad e Ricardo Ferreira

 

Sempre com a língua afiada, Gaggan ensinou na hora o preparo de cada prato para a editora da revista Bon Appétit, que anotou e reproduziu as palavras do chef em seu Blog Xtine.

 

 

O curry, por Gaggan Anand

"Pegue algumas cebolas, mais do que você imagina, e quanto menos 'aguadas' melhor, e pique-as. Coloque um pouco de óleo em uma panela grande em fogo médio-alto e jogue algumas sementes de cominho. Quando estalarem, coloque as cebolas e comece a cozinhar. Quando a cebola estiver marrom, adicione um pouco de gengibre picado, alho picado e doure-os. Adicione algumas pimentas verdes frescas. Você pode ter uma shishito japonesa, que é doce e saborosa, ou pode ir na jalapeño.

E então adicione sua carne preferida: frango, codorna, perdiz. O que você quiser. Peixe. Corte-o do seu jeito favorito, coloque um pouco de sal, cúrcuma e um pouco de pó de pimenta vermelha. Caiena não, esse é erro. Se não tiver, pode adicionar flocos de pimenta esmagados. Então você mistura tudo isso e deixa de lado.

Como num assado de panela: cozinhe lentamente, cozinhe lentamente, cozinhe lentamente. E quando a carne estiver quase pronta você pode adicionar os tomates picados e deixar os sucos cozinharem sem pressa como um ragu. E então você pode simplesmente colocar um pouco de coentro fresco. Verifique os temperos: sal e pimenta. Se quiser sofisticar, adicione creme de leite fresco, creme de coco ou leite de soja.

Quando cozido, é como um ensopado. É um ensopado que aconteceu de ser curry, certo? Se houver uma planta de curry e suas folhas, jogue. Mas não faça o desastre de colocar um curry em pó ou um garam masala. Esta é a minha definição do que minha mãe cozinharia. Você pode jogar cardamomo mas não canela, isso não é um café! Está pronto. É um ragu com um pouco de cúrcuma e cominho. Você pode comer com arroz, pão, mas não com pão naan. Até tortilhas são melhores!"