-

O steak tartare roqueiro de Anthony Bourdain

Cozinheiro trocou comida por ingressos com músicos punks e dividiu seus programas com artistas diversos

Pedro Landim - Publicado em 13/07/2020, às 11h30

"Recrutar a equipe na cozinha é como chamar todo jovem hooligan, que fuma maconha e bate cabeça, enchendo suas mentes com sonhos de glória, de que estamos formando uma banda de rock, um grupo de estrelas da culinária mundial, como o Blind Faith".

As palavras são de Anthony Bourdain, o chef que levou como nenhum outro o rock'n'roll para perto dos fogões, de seus programas e livros como Cozinha Confidencial, de onde reproduzimos o texto acima. Nele, o cozinheiro cita a superbanda sessentista que reuniu nomes como Eric Clapton, Steve Winwood e Ginger Baker.

 

 

LEIA MAIS

» Chef José Andrés diz que cozinha melhor ouvindo músicas do maestro Ennio Morricone

» A música modifica o sabor? Champagne Krug faz trilha de Bossa Nova inspirada na bebida

 

Sim, hoje é 13 de julho. O Dia Mundial do Rock, bebê. E o 'maldito' Tony precisa ser lembrado. No mesmo livro, ele descreve a trilha da cozinha de seu primeiro restaurante como "uma coleção clássicos punk dos anos 1970, em fita: Dead Boys, Richard Hell e os Voidoids, Heartbreakers, Ramones, Television e por aí vai".

Na cena do punk rock de Nova York, Bourdain chegou a cozinhar para alguns de seus artistas favoritos no lendário clube CBGB, no East Village, em Manhattan: "Como a maioria dos músicos favoritos não tinha dinheiro, nós os alimentávamos de graça em troca de ingressos. Se isso não é punk rock, não sabemos o que é", afirmou.

 


Em outra de suas frases que ficaram famosas, disse que "largaria tudo para poder tocar baixo como Bootsy Collins", se referindo ao extraordinário baixista norte-americano de rhythm and blues.

E assim recheou suas principais séries televisivas - No Reservations e Parts Unknown - com diversas participações de artistas do rock como Alice Cooper (na foto de abertura desta matéria), Iggy Pop e Josh Homme, do Queens Of The Stone Age, a quem Bourdain encomendou a música tema de Parts Unknown.

Infelizmente, o chef e apresentador escolheu não apenas viver nos limites da intensidade, como tantos astros do rock, mas também morrer de forma trágica e precoce, com o suicídio que deixou o mundo perplexo, em 2018, se enforcando num quarto de hotel na França, durante 'turnê' de seu programa.

"Ele era um cara do rock e, definitivamente, deveria estar na minha banda", disse o cantor Alice Cooper.

Steak Tartare do Les Halles

Assim falou Bourdain:

"O restaurante Les Halles foi criado para servir esse prato. A chave para steak tartare de sucesso é a carne fresca, cortada à mão no último minuto. Você deve usar uma faca muito afiada e simplesmente picar, picar e picar. A textura será superior. E não ouse usar um processador de alimentos neste prato - você o destruirá completamente".

 

 

Steak Tartare do Les Halles

(6 porções)

Ingredientes

- 2 gemas

- 2 colheres de sopa de mostarda Dijon

- 4 filés de anchova picados

- 2 colheres de chá de ketchup

- 1 colher de chá de molho inglês

- Molho de Tabasco, a gosto

- Pimenta preta moída na hora

- 1/4 de xícara de óleo de salada (milho ou soja)

- 2 colheres de sopa de conhaque

- 1 cebola pequena, fresca e picada

- 4 colheres de sopa de alcaparras lavadas

- Colheres de sopa de pepino em conserva, picado finamente

- 4 raminhos de salsa, picadinha

- 550 g de contrafilé fresco bem picado

- 4 fatias de pão branco de boa qualidade, tostado, esquartejado, para tostar

 

Preparo

•Coloque as gemas em uma tigela grande de aço inoxidável e adicione a mostarda e as anchovas. Misture bem, adicione o ketchup, o molho Worcestershire, o Tabasco e a pimenta e misture bem novamente

•Bata lentamente o óleo, adicione o Cognac e misture novamente. Acrescente a cebola, as alcaparras, os cornichons e a salsa

•Adicione a carne picada à tigela e misture bem usando uma colher ou as mãos

•Divida a carne uniformemente entre os seis pratos frios e, usando um molde ou espátula, forme-os em discos

•Sirva imediatamente com batatas fritas e baguete crocante

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.