-

Moqueca de banana-da-terra

A chef Kátia Barbosa é conhecida pela cozinha divertida e que coleciona hits, como o bolinho de feijoada. Este prato, desses de comer de joelhos, é um deles

Leticia Rocha - Publicado em 26/04/2018, às 15h00

O cherne com banana-da-terra é um dos clássicos do mestre Claude Troisgros. E a irreverente e talentosa Kátia Barbosa, a cozinheira preferida do francês, aliás, nunca mais esqueceu do prato desde que o comeu, anos atrás. Depois, viajando, pirou numa moqueca de peixe com banana. “Quando me pediram para criar um prato vegetariano, as duas referências pintaram imediatamente e veio a ideia de trocar o peixe pelo palmito.” Assim nasceu a moqueca de banana-da-terra, idolatrada pelos fregueses do Aconchego Carioca, no Rio. Não à toa.

Ao mesmo tempo que é muito saborosa, ao estilo baiano, com dendê e leite de coco, é leve e nos conduz até raspar o prato e lamber os dedos, com um aroma absolutamente inebriante. Kátia também adora. Tanto que virou a “louca das moquecas vegetarianas”, como diz. “Já fiz de jaca verde e é ma-ra-vi-lho-sa! Também fiz com o miolo da fruta. Sei lá, é parecido com um palmito meio batata... Olha, é um negócio bom pacas...” É comer para crer.

Como vemos, a cozinheira de Ramos, subúrbio do Rio, é uma dessas pessoas cheias de bossa, cuja personalidade transborda para a sua comida. “Ah, às vezes, eu invento umas maluquices. Gosto quando a coisa fica divertida.” E completa: “Mas só faço prato simples, fácil de qualquer um fazer. Seja leigo ou profissional”.

Aconchego Carioca (novo endereço) – Rua Barão de Iguatemi, 245, Praça da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 2273-1035


 

 

INGREDIENTES
200 g de palmito pupunha fresco
2 bananas-da-terra (não muito maduras)
50 g de cebola picada
2 dentes de alho picados
100 g de tomate
20 g de pimentão
3 colheres de sopa de azeite de dendê
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 xícara de chá de leite de coco
Coentro a gosto
Coentro, sal e pimenta-do-reino branca a gosto
1 pitada de mix de temperos desidratados (alho, cebola, coentro, salsa)

Aqueça a panela de barro e doure o alho com cuidado para não queimar.

Junte a metade da cebola picada e do tomate em cubinhos.

Adicione metade do pimentão e coloque azeite de dendê

Faça uma camada de palmito cortado em rodelas.

Coloque uma camada de banana cortada em rodelas.

Salpique uma pitada de sal e outra de pimenta, mais o mix de temperos desidratados. Continue a fazer as camadas até acabar a banana e o palmito. Na última, acerte o sal.

Cubra com a outra metade da cebola, do tomate e do pimentão. Despeje o leite de coco

Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos

Sirva.

*Receita originalmente publicada na revista Sabor.club #16.