-

Linguine com tinta de lula é a massa perfeita para os frutos do mar

Produto fabricado desde 1924 na Itália é uma joia culinária da região de Abruzzo

Da redação - Publicado em 09/10/2020, às 15h00

O italiano Gianluigi Peduzzi seguiu os passos e as técnicas do avô, Gaetano, revitalizando as massas feitas com sêmola de trigo de grano duro em Abruzzo. Elas são feitas desde 1924 pela Rustichella D’Abruzzo com o aclamado trigo da região, misturado com as águas das montanhas de Pianella.

As massas são preparadas em formas de bronze, criando pequenas ranhuras que proporcionam ótima absorção de molhos. O linguine negro, feito com tinta de lula, é um produto especialíssimo que faz parte das seleções do Sabor.Club, o primeiro clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Perfeito para receber um bom molho pomodoro com frutos do mar como lulas, polvo e camarões.

 

LEIA MAIS

» O ragu de pato com funghi que vira a cabeça do humorista Fábio Porchat

» O chocolate rosa tem sabor frutado e desafia a confeiteira Carole Crema

 

 

Linguine negro com camarões e lula

(4 porções)

Ingredientes

- 400 g de linguine negro

- 400 g de camarão médio

- 300 g de anéis de lula

- 1 cebola picadinha

- 2 dentes de alho picadinho

- 2 tomates sem pele e sem miolo picadinhos

- Manjericão em tirinhas

- Azeite extra virgem

- 1 limão (de preferência o siciliano)

- Sal e pimenta do reino

Preparo

• Numa frigideira bem quente, coloque um fio de azeite longo e disponha os camarões bem escorridos, salpique um pouco de sal e refogue-os entre 1 e 2 minutos, acrescente os anéis de lula, mexa delicadamente e depois de 30 segundos, retire do fogo e reserve.

• Em outra frigideira, refogue o alho, acrescente a cebola e quando dourá-los, disponha os tomates e misture, abaixe o fogo e acrescente os camarões e as lulas.

• Cozinhe a massa, escorra e acrescente na frigideira dos demais ingredientes, misturando delicadamente. Desligue o fogo e regue com um fio de azeite, acrescente o suco do limão, a pimenta do reino moída na hora e as tiras de manjericão. Sirva imediatamente.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>O Linguine com tinta de lula é um dos produtos do Clube Sabor.club. Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.