-

Corn dog é a receita para um São João diferente!

A chef Luiza Hoffmann nos ensina a fazer o delicioso 'bolinho' de salsicha com massa de milho

Da redação - Publicado em 04/11/2020, às 12h00

A salsicha no palito, envolvida em massa fofa de milho, é um quitute com típicos ingredientes juninos mas originário das terras do Tio Sam.

Apresentamos esse cachorro-quente gostoso em forma de bolinho com receita da chef Luiza Hoffmann, para adicionar criatividade aos festejos.

Como ele surgiu? Não se sabe ao certo, mas dizem que tudo começou pelas mãos dos imigrantes alemães que chegaram no Texas, adaptando suas salsichas ao gosto e costumes locais.

Quem vai aos EUA, sabe: nas melhores barraquinhas de comida de rua, come-se versões variadas do corn dog, que só foi parar no palito nos anos 1920, quando uma fritadeira doméstica sugeria que o acepipe tivesse uma haste, para que pudesse ser frito com mais eficiência.

 

LEIA MAIS

» Os dez mandamentos do melhor hambúrguer

» O Aprenda a fazer o explosivo bolo de carne com bacon

 

Há, porém, outra versão, a mais famosa de todas. Ela passa por um sujeito chamado Neil Fletcher, que teria popularizado o corn dog, ao criar uma barraquinha com eles na Texas State Fair, a maior feita do estado, nos anos 1940.

Mais tarde, o Cozy Dog Drive-in, em Springfield, Illinois, pegou a ideia e ganhou muito dinheiro com ela, em 1946. E depois dele, o caminho do corn dog percorre uma estrada sem fim.

Por aqui, a chef Luiza Hoffmann faz sucesso com eles, no Shake Dog, no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina, uma loja com produtos artesanais de alta qualidade que nos faz rever o conceito de fast food.

O grande destaque é o catchup de goiabada, criado pela Luiza parao seu programa no canal Food Network, o Bizu. Ele é defumadinho, com uma acidez que dá suculência para o toque adocicado. O molho faz tanto sucesso que está em todos os restaurantes da chef e faz parte das seleções mensais do Sabor Clube, o primeiro clube de descobertas gastronômicas do Brasil.  

 

 

Corn dog da Luiza

(15 porções)

Ingredientes

- 15 salsichas

- 480 g farinha de milho ocos

- 170 g farinha de trigo 25 g de açucar 15 g de sal c pimenta 2 ovos

- 240 ml de leite integral

- Óleo de girassol para fritar

- Palito de churrasco

 

Preparo

• Misture os secos, depois 200 ml de leite e os ovos batidos

• Una tudo até formar uma massa homogênea

• Deixe a massa descansar por 30 minutos na geladeira

• Se necessário, depois de descansar adicione mais 30 a 40 ml de leite

• Modele a massa nas salsichas cortadas ao meio

• Coloque no palito de churrasco e frite em óleo quente

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

» Você já conhece o Clube Sabor? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club