Gengibre e cardamomo são os segredos da receita que aquece a alma nos dias mais frios de inverno
Da redação - Publicado em 06/11/2020, às 14h00
São muitas, variadas e criativas as receitas do masala chai, o chá indiano com leite e especiarias que é uma delícia revigorante quando o tempo esfria. Estão quase todas equivocadas, porém. Quem afirma é o chef Gaggan Anand, o indiano mais festejado na gastronomia mundial.
Depois de fechar seu restaurante Gaggan, na Tailândia, um duas estrelas Michelin que ocupava o quarto lugar na lista dos World's 50 Best, o cozinheiro anda cozinhando e fazendo 'lives' onde recebe pessoas desconhecidas para conversar e responder perguntas variadas.
Gaggan planeja abrir seu próximo restaurante no Japão, um projeto para 2021, e está escrevendo um livro com suas histórias e memórias, com fotos do brasileiro Sergio Coimbra, que pretende disponibilizar de graça na internet.
Do mesmo jeito que passa sua receita do chá indiano, afirmando que não vê sentido em encher a receita de especiarias. Ele garante: você só precisa de gengibre e cardamomo para fazer um bom masala chai, além de usar um chá ruim para a base.
Sim, ele diz que um bom produto como o Darjeeling, por exemplo, vai prejudicar o resultado final.
Masala chai, por Gaggan Anand
"Minha receita é simples: coloque o gengibre em uma panela pequena. Não pique, esmague e adicione as cascas que sobraram de sua última receita (sempre que sobra, lavo e coloco no freezer). Comece com água limpa, em Bangcoc eu uso garrafas. O cálculo é começar com o dobro da quantidade que você deseja beber.
Ferva lentamente a água e adicione 3 ou 4 cápsulas de cardamomo verde esmagadas. Reduza em 40% e adicione o pior chá de todos os tempos: o English Breakfast. Ruim, escuro, amargo. Não use bom chá! Os britânicos nos deram o pior chá, e fizemos dele o melhor chá.
Adicione o leite que quiser, reduza o fogo para a temperatura mais baixa possível e, quando ferver, coe o chá e adicione seu adoçante. Isso é masala chai"
» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui