-

Chef espanhol José Andrés diz que o Ajo blanco é o avô do gaspacho

Sopa de alho, pão e amêndoas surgiu entre camponeses na Espanha, com influência árabe

Da redação - Publicado em 06/10/2020, às 12h00

O Ajo blanco é o avô do gaspacho, a sopa fria de tomate de renome internacional, nos diz o chef espanhol José Andrés. Conforme ele diz no livro 'Los fogones de José Andrés', "a combinação de água, pão e alho foi uma das primeiras coisas com que se alimentaram os pobres que trabalham no campo sob o sol do sul da Espanha". Os árabes, posteriormente, levaram as amêndoas da receita.

LEIA MAIS

» Queijo grana padano brasileiro de 18 meses deixa fabuloso o clássico mac'n'cheese

» Molho de pimenta e manga de Henrique Fogaça traz perfume e suavidade

 

 

Ajo blanco

(4 porções)

Ingredientes

- 200g de amêndoas branqueadas

- 1 dente de alho sem casca

- 3 copos de água mineral filtrada

- 100 g de pão branco partido à mão em pedaços pequenos

- 1/2 copo de azeite extra virgem

- 2 colheres de sopa de vinagre

- Sal a gosto

- Uvas sem pele e sementes para a guarnição

 

Preparo

• Misture um copo de água, as amêndoas e o alho em pequena panela e deixe ferver. Nesse momento, descarte a água. Coloque mais um copo de água e repita a operação. Descarte de novo o líquido.

• Coloque o alho e as amêndoas no processador com o outro copo de água, o pão, o azeite, o vinagre e uma pitada de sal. Bata até conseguir uma pasta uniforme.

• Coloque um coador sobre uma tigela e cubra com um pano fino. Passe a sopa pela coador, apertando delicadamente os sólidos restantes, antes de descartá-los, para escorrer todo líquido. Esfrie a sopa na geladeira por pelo menos 30 minutos.

• Como apresentação, coloque quatro uvas em cada prato de sopa fria, com um pouco de azeite. Vale usar a criatividade para outros itens, como cogumelos salteados.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.