-

Boa subversão

Releitura do Old Fashioned tem a pegada do original, com uma provocante picância na boca

Da redação - Publicado em 08/09/2018, às 12h00

Antes de atacar o mixologista, preste atenção: em meados do século 19, o célebre Jerry Thomas’ Bartenders Guide: How To Mix Drinks dava instruções para o preparo de um Old Fashioned Holland Gin Cocktail, com nome e elementos semelhantes ao clássico coquetel, mas que não incluía uísque (rye ou bourbon). Afi nal, a versão mais célebre do Old Fashioned surgiu mais tarde, em 1880, no Kentucky e a cereja ao Marraschino que vai nele só Deus sabe de onde veio!

A história truncada do drinque serviu de licença poética para Felipe Rara, da Brasserie des Arts, em São Paulo, servir seu Spicy Old Fashioned Rum. “Na boca ele lembra bastante o que se espera de um Old Fashioned tradicional, só que mais picante, porque o destilado caribenho que escolhi (o Kraken), além das notas adocicadas que remetem a um bourbon, tem especiarias.” O barman ainda uso um bitter de cereja para lembrar a decoração que tanta gente adota até hoje e o grande twist é a nota de chocolate. “Isso, sim, pode incomodar os mais puristas”, explica ele.

Spicy Old Fashioned Rum

(1 copo tipo on the rocks)

INGREDIENTES
60 ml de rum Kraken
1 torrão de açúcar
3 gotas de bitter de cereja
Bitter de chocolate para finalizar
Gelo a gosto
Uma pedra grande e bem lapidada de gelo

PREPARO
Misture bem os ingredientes (com exceção do gelo grande e do bitter de chocolate) na coqueteleira
Coe no copo
Acrescente o cubo grande e misture novamente com uma bailarina
Borrife o bitter de chocolate e sirva

Rum temperado
O Kraken é feito nas ilhas de Trinidade e Tobago com onze especiarias secretas e revela, além de certa picância, notas de caramelo, café e toffee.

 

*Esta reportagem foi publicada originalmente na revista Sabor.club #06, que está na melhores bancas por todo Brasil. E também na banca digital www.zinio.com. Ou assine clicando aqui  sabor.club/assine.