-

Black Velvet mistura cerveja e espumante para homenagear o Príncipe Albert

Drinque nasce em Londres com as stouts, nas torneiras dos pubs, mas podemos fazer com outros estilos cervejeiros

Robert Halfoun - Publicado em 01/10/2020, às 12h30

Não há um único pub na Inglaterra que não tenha o seu drinque assinatura, no qual mistura-se um destilado, um bitter ou até mesmo cidra num copo de cerveja. A ideia é ter algo especial, mais provocante, num universo de sabores que não tem fim. Isto porque com a rica sorte de cervejas artesanais, cada uma com uma característica, a adição de outro ingrediente, já no copo, revela sabores e texturas inusitados

Um dos mais famosos coquetéis criados no contexto surgiu no Brooks Club, requintado clube para cavalheiros, em Londres, para chorar a morte do príncipe Albert, em 1861: o Black Velvet.

 

LEIA MAIS

» O estrogonofe de camarão de Pedro de Artagão tem fã-clube no Leblon

» Highball, o drinque mais bebido no Japão, ganha versão com bourbon e limão

 

A mistura de cerveja stout com espumante criou uma 'braçadeira' negra no copo, além de suavizar bebida negra e deixá-la mais leve e equilibrada. Tudo isso sem abrir mão do gosto marcante, cheio de personalidade do estilo de cerveja escura que tem a irlandesa Guinness como o seu principal expoente.

Por aqui, nós podemos tranquilamente misturar stout de todas as marcas ou também red ale, para um resultado fascinante. Quer ir muito além? Faça teste com IPA. Mas a brincadeira gustativa e aromática aqui é mais complexa, e vai dar trabalho para equilibrar o conjunto.

Com espumante, a regra inicial é metade de cerveja, metade do 'intruso'. Mas essa proporção por variar para até 2 para 1. Nunca menos do que isso.

 

 

Black velvet

(1 drinque)

Ingredientes

- 250 ml de cerveja stout

- 250 ml de espumante seco

 

Preparo

• Em um pint, coloque o espumante até a metade do copo

• Complete vagarosamente com a cerveja.

• Tenha cuidado para que os líquidos não se misturem

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.

 

Leia também