Dica da Chef: “Eu gosto de regar o bolo já fatiado, mas ainda dentro do tabuleiro. Dessa maneira, a calda escorre pelos cortes umedecendo bem a pedaço de bolo e aumentando a tentação na hora de comer!
Por: Julia Pereira - Publicado em 29/10/2018, às 20h00
(15 porções)
- 3 unidades ou 370 g de cenouras
- 4 ovos médios
- 1 ½ xícaras de óleo de milho
- 2 xícaras de açúcar refinado
- 2 ¼ de xícara de farinha de trigo (+ 2 colheres de sopa de farinha de trigo, para polvilhar a forma)
1 ½ colheres de sopa de fermento químico em pó
½ colher de chá de sal refinado
1 colher de sopa de manteiga para juntar
[cobertura]
1 xícara de chocolate em pó
1 1/3 de xícara de açúcar refinado ½ xícara de água
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Para saber se o bolo está bom, espete um palito no centro da massa (não pode ser nas bordas). Se sair limpo, o bolo está pronto e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe mais alguns minutinhos no forno, até que asse completamente. Enquanto isso, prepare a calda
[massa]
>> Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média)
>> Unte com manteiga uma forma retangular, com o auxílio de um papel-toalha. Faça uma camada fina e uniforme
>> Polvilhe as duas colheres de farinha de trigo e chacoalhe bem, para cobrir o fundo e as laterais
>> Bata a forma de cabeça para baixo, sobre a pia, para retirar excesso de farinha
>> Junte a farinha, o sal e o fermento numa tigela, passando pela peneira. Misture e reserve
>> Lave, descasque e corte as cenouras em rodelas, desprezando as pontas. Reserve
>> Quebre os ovos numa tigela, um por um (para verificar se estão bons). Transfira para copo do liquidificador. Junte aos ovos, as cenouras cortadas, o óleo, o açúcar e bata, até formar uma mistura homogênea (de 2 a 3 minutos)
>> Ainda no liquidificador, junte metade da mistura de farinha, bata rapidamente até misturar, desligue, adicione a mistura de farinha restante e bata novamente. Caso o seu liquidificador não comporte, junte a mistura do liquidificador aos secos em uma tigela e misture com o fouet, até a massa ficar homogênea e lisa
>> Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno preaquecido para assar, por cerca de 25 a 30 minutos
[cobertura]
>> Assim que faltar cerca de 5 a 10 minutos para o bolo ficar pronto, junte em uma panela média todos os ingredientes e leve ao fogo médio/alto, mexendo sempre com uma espátula (é o que promove a cristalização)
>> Quando a calda ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 5 a 8 minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela, é sinal de que está pronta!
[finalização]
>> Corte o bolo ainda quente na forma, em até 15 porções
>> Regue com a calda quente sobre o bolo já porcionado*, deixe esfriar e sirva a seguir
Dica da confeiteira:
*“Eu gosto de regar o bolo já fatiado, mas ainda dentro do tabuleiro. Dessa maneira, a calda escorre pelos cortes umedecendo bem a pedaço de bolo e aumentando a tentação na hora de comer! Caso prefira servir o bolo inteiro faça alguns furinhos na massa, com um palito ou garfo, e só então despeje a calda quente.”
Este texto foi publicado originalmente na revista Sabor.club #21 que está na melhores bancas por todo Brasil. E também na banca digital www.zinio.com.Ou assine clicando aqui sabor.club/assine