O mel é um dos produtos da Yaguara Ecológico -

O mel é um dos produtos da Yaguara Ecológico

Yaguara Ecológico e seus produtos naturais

Yaguara Ecológico de Tatiana Peebles, em Pernambuco, conta com produtos cultivados naturalmente, praticamente sem interferência humana

Letícia Rocha - Publicado em 11/03/2019, às 16h00

Tatiana Peebles sempre teve o perfil típico do executivo focado em business, com bela carreira nos Estados Unidos. Aliás, toda a base da sua formação foi feita por lá – do colégio aos MBAs. Passou pela Flórida, Nova York, Colorado. Até que veio a quebra no roteiro: Taquaritinga do Norte, Agreste de Pernambuco, a 200 km de Recife.

[Colocar Alt]

É lá onde fica a Yaguara Ecológico, fazenda que está com a família há 40 anos. Ela sempre foi o xodó do pai da Tatiana e destino de férias dos Peebles, quando vinham ao Brasil, uma vez por ano. O lugar é lindo, privilegiado. Fica num brejo de altitude, uma espécie de refúgio da seca do sertão. Com uma casa enorme com varanda, passarinho, porco, galinha, pomar com amora, cajá, jaca, limão, laranja... Tudo isso rodeado de ipê, pau Brasil, cafezal, muitas flores. Uma fartura que as abelhas, aliás, adoram.

Os dias passavam com a família explorando a região e fazendo geleia e pão. Até que um dia a Tatiana pensou em fazer a cura de um pernilzinho, com os porquinhos criados soltos e muito bem alimentados, que vivem na fazenda. Deu tão certo que o presunto ganhou fama virou item desejo, chamado de “pata negra pernabucano”. Na sequência vieram outros embutidos e a comercialização de mais dois produtos cultivados “pelo ritmo da natureza”.

[Colocar Alt]

O investimento no café surgiu por acaso e foi o que, de fato, fez a então executiva largar tudo para criar raízes no sertão. No início, os Peebles vendiam o produto para num mercadinho em Taquaratinga, sem pretensão alguma. Até que descobriram com um especialista que se tratava de uma espécie raríssima – a typica. Melhor ainda porque era cultivada de forma naturalmente orgânica, no sombreado da Mata Atlântica, o que faz com que o seu desenvolvimento seja lento e pleno em açúcares naturais. Rapidamente o café Yaguara bombou no mercado externo. Com embutidos e café, veio o mel (veja quadro), o produto que completa a tríade de excelência da fazenda, que usa o conceito de “artesãos da ecogastronomia”. Em outras palavras, a ideia deles é deixar o meio ambiente agir naturalmente, olhar com atenção para o processo e dar para ele apenas o que ele pede para ganhar. O resultado faz a diferença.

Mel manteiga

Ele é um néctar das flores sem interferências

O cru mel, envasado como sai das colméias, é fruto de uma “guardacompartilhada”. Quando há seca na fazenda, as abelhas vão para outra, o que faz de cada “safra” um microlote muito particular.

 

Este texto foi publicado originalmente na revista Sabor.club #14 que está na melhores bancas por todo Brasil. E também na banca digital www.zinio.com. Ou assine clicando aqui.

Leia também