-

Você conhece a verdadeira história da Coca-Cola?

A saga começa quando fabricante de remédios une ingredientes estranhos para enriquecer

Pedro Landim - Publicado em 10/06/2021, às 16h00

No site global da marca o fenômeno tem data: 8 de maio de 1886, quando o farmacêutico John Stith Pemberton levou seu novo xarope à fonte de água gasosa da Jacobs Pharmacy, em Atlanta. E pouco, ou nada mais se fala sobre o inventor da Coca-Cola na versão oficial da história, que perde assim boa parte do sabor. Porque é digna de nota a trajetória de Pemberton, um fabricante de medicamentos falsos e remédios patenteados populares nos EUA ao fim do século 19, buscando um produto que o deixasse rico.

No cenário pós-Guerra Civil na América, com a tendência da automedicação e a ausência de leis que proibissem os aventureiros de prosperar, farmacêuticos pagavam fortunas em publicidade para pílulas e xaropes que acenavam com a cura para qualquer enfermidade, muitos contendo e substâncias controversas como álcool, ópio ou morfina.

 

LEIA MAIS

» Como a Coca-Cola se transformou no refrigerante mais tomado do mundo

» Leopoldo Almeida inventa máquina que gaseifica bebidas

 

Pemberton experimentou sucessos e fracassos no ramo, foi à bancarrota com um incêndio no laboratório mas voltou ao jogo ao copiar uma bebida de sucesso na Europa: o vinho infusionado com folhas de coca, a planta divina e estimulante dos Incas sul-americanos.

O farmacêutico imitou até o marketing europeu, alegando endossos de celebridades à bebida, mas adicionou seu toque pessoal: o extrato de nozes de cola, planta da África ocidental que tinha fama de curadora e continha cafeína. Quando o álcool foi proibido em Atlanta, o inventor mascarou o amargor com açúcar e cuidou para que o xarope fosse distribuído nas farmácias como água gasosa medicinal aromatizada.

Pemberton morreu pouco depois, em 1888, vítima de câncer, após vender a maior parte dos direitos da marca. A Coca-Cola passou às mãos de Asa Candler, outro produtor de remédios que fez a bebida decolar. Em 1895, ele a desvinculou do rótulo de remédio para homens de negócio e buscou as mulheres e crianças com enfoque direto: “Beba Coca-Cola. Deliciosa  e refrescante”.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  
 

» Você já conhece o Clube Sabor? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club