O chef Massimo Bottura do Osteria Francescana dá dica de onde comer as melhores refeições em Modena - Foto: Flickr

O chef Massimo Bottura do Osteria Francescana dá dica de onde comer as melhores refeições em Modena - Foto: Flickr

Um passeio com Massimo Bottura em Modena, na Itália

Descubra os lugares onde Massimo Bottura mais gosta de comer, quando está em casa, em Modena, Itália

Da redação - Publicado em 31/12/2018, às 15h00

O melhor restaurante do mundo está na Itália! E é a Osteria Francescana, de Modena, na região da Emiglia Romana. A casa alcança o feito inédito pela segunda vez e traz no comando Massimo Bottura, o chef-embaixador da gastronomia italiana. O título vem do ranking The World’s 50 Best Restaurants, organizado pela revista inglesa Restaurant. Mas, antes de ser a expressão que leva o nome de seu país aos quatro cantos do globo, Bottura é um modenense defensor nato das suas raízes. Aqui, dá um rolê com a gente pelos seus lugares preferidos quando está em casa.

SENHOR ESPRESSO

“Para começar o dia!”, diz Bottura. “Ou arrume desculpas para um espresso várias vezes ao dia!”. O importante, indica, é ir à Drogheria Giusti, a cafeteria mais antiga da cidade, de 1605.

PARA A HORA DO APERITIVO

É sagrado na cultura italiana o hábito do aperitivo, aquele aquecimento para o almoço lá pelas 11h da manhã ou o relax no fim do dia, a partir das 17h. Pratique, como os locais, no Mon Café.

O CLÁSSICO DA EMIGLIA ROMAGNA

Para fazer uma imersão na tradicional cozinha da região, nada melhor do que as trattorias e osterias. Nesse quesito, dois endereços preciosos: Ermes, é perfeito para um almoço tranquilo durante a semana e Aldina, vale a investida aos sábados e figura como um programa duplo, já que está bem na frente do famoso mercado Albinelli.

 

 Este texto foi publicado originalmente na revista Sabor.club #19 que está na melhores bancas por todo Brasil. E também na banca digital www.zinio.com. Ou assine clicando aqui sabor.club/assine

Leia também