-

Os suspiros de Dona Emma Matioli são cremosos por dentro e crocantes por fora

As delícias vêm de Taubaté e fazem a gente, com o perdão do comentário, suspirar a cada mordida

Da redação - Publicado em 04/01/2021, às 14h00

Crocantes por fora, macios e molhadinhos por dentro. Assim são os suspiros artesanais produzidos pela Merengueria Santa Clara, criada há três anos na cidade de Taubaté (SP). “A receita é da minha bisavó, em qualquer ocasião especial esse doce estava presente”, diz a sócia da merengueria Marcela Matioli, que trabalha juntamente com os pais, o irmão e a cunhada. Os amigos provavam, começaram a surgir encomendas e, com os pedidos cada vez mais frequentes, a família decidiu transformar o docinho num negócio próprio.

Atualmente, tudo é produzido apenas sob encomenda, com entregas em Taubaté e arredores e, a cada 15 dias, na capital paulista. Mas há expansão à vista: a família planeja para breve a abertura de uma loja física e negocia a venda dos produtos em empórios paulistanos.

 

LEIA MAIS

» 10 dicas para o suspiro perfeito

» Chocolate: o doce que fez história no Brasil

 

A atração principal da marca, claro, são os suspiros, vendidos em potes de vidro. Passada de geração em geração, a receita requer alguns cuidados para garantir que açúcar e clara de ovos se transformem num doce memorável. “Só usamos açúcar orgânico e ovos caipiras frescos, comprados diretamente de um produtor de confiança”, diz a empresária. As delicadas “gotas” são feitas uma a uma, manualmente, apenas com a ajuda de uma colher. “Esse processo leva o triplo de tempo, mas dá aquele aspecto único e rústico para cada docinho.”

Os suspiros também são base para outras criações vendidas pela Santa Clara, como o merengue (discos de suspiro, chantili e morangos frescos), a barrinha de suspiro com chantili e calda de frutas vermelhas, a minipavlova, os macarons e os sorvetes com suspiro. A novidade são os chamados ninhos de suspiro, recheados com cremes nos sabores cappuccino, limão, gengibre ou caramelo com flor de sal. Além de todo esse cardápio, a merengueria produz ainda suspiros saborizados, como o de nozes, de gengibre e de canela – todos feitos sem nenhum tipo de aditivo, conservantes ou aromas artificiais. D. Emma certamente aprovaria.

@merengueria.santaclara

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  
 

» Você já conhece o Clube Sabor? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club

 

Leia também