-

Segunda sem carne: Nhoque de banana-da-terra é versão tropical do Chef Thiago Castanho

A castanha do Pará ralada substitui o queijo parmesão na receita do premiado cozinheiro paraense

Da redação - Publicado em 20/07/2020, às 12h00

O clássico gnocchi italiano assume forma tropical nessa receita do chef Thiago Castanho, principal nome da cozinha paraense, publicada no livro Cozinha de Origem (Publifolha).

Conforme ele diz, é uma ótima alternativa para ser servida como prato principal vegetariano ou como acompanhamento para peixes. A castanha-do-pará ralada substitui o queijo parmesão. 

 

LEIA MAIS

» Brownie de Matchá de Vivianne Wakuda leva o toque verde e saudável do Japão

» Alho e óleo sem alho? A receita da italiana Marcella Hazan traz perfume sutil

 

Nhoque de banana da terra

(6 porções)

Ingredientes

- 500g de banana-da-terra madura com casca

- 1 colher (chá) de urucum em pó

- sal a gosto

- 70g de maisena 

- 200g de manteiga

- 4 castanhas-do-pará frescas raladas

 

Dica: As cascas de banana são apenas decorativas - não devem ser consumidas.

 

Preparo

• Preaqueça o forno a 180ºC. Coloque as bananas com casca em uma assadeira e asse por 10 minutos. Faça um corte na casca no sentido do comprimento e retire a polpa com uma colher. Reserve 6 cascas e descarte as restantes. Bata as bananas no processador ou liquidificador, até obter um purê bem liso. Acrescente o urucum e tempere com sal a gosto.

• Dilua a maisena em 120 ml de água.

• Coloque o purê de banana em uma panela e leve ao fogo baixo. Junte a maisena diluída à panela, aos poucos e mexendo sem parar. Cozinhe por 10 minutos ou até a mistura começar a desgrudar do fundo e das laterais da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. 

• Vire a massa sobre uma superfície de trabalho limpa e faça um rolo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro. Corte em pedaços de 2 cm e reserve.

• Preaqueça o forno a 130ºC. Coloque as cascas de banana reservadas abertas em uma assadeira e leve ao forno para secar por 40 minutos.

• Coloque a manteiga em um frigideira e cozinhe, em fogo médio, até ficar dourada. Ela vai adquidir um tom marrom e aroma de nozes. Cuidado para não deixar queimar. Adicione os nhoques e deixe que aqueçam ligeiramente, mexendo com cuidado para não desmancharem. 

• Coloque uma casca de banana assada em cada prato. Faça um montinho com 4 colheres (sopa) de nhoque dentro de cada casca. Regue com a manteiga dourada, decore com a castanha-do-pará ralada e sirva. 

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.