Copa, Linguiça Campeira e Queijo na Cerveja são curados e fermentados -

Copa, Linguiça Campeira e Queijo na Cerveja são curados e fermentados

Embutidos: um guia para saber se são curados e fermentados ou curados e defumados

Tatianna Cirinno, que faz charcuteria para o mestre Francis Mallmann, separa os tipos de embutidos segundo o processo

Robert Halfoun - Publicado em 09/12/2018, às 17h00

Embutidos não são feitos da mesma maneira. Tatianna Cirinno, que faz embutidos para o mestre Francis Mallmann, ensina quais são os diferentes tipos de embutidos. Confira, na sequencia, as diferenças, em trecho da reportagem 'Faca na Bota', da 22ª edição da Sabor. No texto, um perfil de Tatianna Cirinno, a mestre da charcutaria natural, fala sobre Copa, Linguiça Campeira, etc.
Confira:

Curados e Defumados

 

1.KATSUOBUSHI

É o peixe seco e defumado por meses a fio. Neste caso, é um salmão. Cortado em lâminas finíssimas, é uma iguaria perfeita para finalizar sopas, arrozes, para incrementar um ovo frito ou mexido. Claro, também é uma delícia consumido cru.

2.GUANCIALE

Como não leva sal de cura, acaba ficando com uma camada mais robusta de gordura. Não é feita para ser comida crua, mas para finalizar pratos como uma massa a la carbonara, por exemplo.

3.MAGRET DE PATO

Esta peça, especificamente, foi feita a pedido do chef argentino Francis Mallmann. Ela ganha meia cura, o que deixa a carne ainda mais macia e muito saborosa. Literalmente, derrete na boca.

Curados e Fermentados 

4. COPA

Feita sem químicos, repare, tem a coloração mais suave e a carne mais consistente. O sabor é realmente natural, leve e fácil de consumir.

5. LINGUIÇA CAMPEIRA

É muito comum de ser encontrada pendurada nos empórios Brasil afora. A natural tem a carne macia e gordura amendoada, de acordo com o tempo de maturação

6. QUEIJO NA CERVEJA

Tatianna Cirinno pegou um típico queijo colonial gaúcho e deixou fermentar na cerveja do estilo stout. Ela confere um sabor ligeiramente adocicado e uma deliciosa acidez. O resultado é incrível!

Leia também