-

Sai o amargor, entra a acidez

As sour beers despertam amor e ódio em paladares desavisados

Da redação - Publicado em 10/08/2018, às 09h00

Depois do modismo das cervejas do estilo IPA (India Pale Ale) que tomou conta do Brasil nos últimos dois anos, com seu amargor bem temperado, a sour beer, a controversa cerveja ácida que desperta amor e ódio em paladares desavisados, surge como a próxima bola da vez. As sours são secas, quase sem aroma de lúpulos e com acidez intencionalmente marcante.

O nome do estilo, aliás, já indica a sua característica fundamental – sour significa azedo, em inglês. E, a grosso modo, pode abarcar outros tipos como Lambics, Gueuze, Faro, Gose, Wild beers e Flanders, todas cervejas de fermentação espontânea. Isso significa que, diferentemente das Ale e da Largers, a produção destas cervejas segue métodos de fermentação menos controlados e mais lentos, com o uso de leveduras selvagens em vez de cultivadas.

Mas por que insistir num modo de produção antigo, mais difícil, demorado e imprevisível, sendo que já existe tecnologia para resultados mais seguros? Porque é justamente essa imprevisibilidade que traz tanta complexidade a esse estilo de cerveja.

Queridinhas dos sommeliers e dos amantes da gastronomia, as sours revelam sabores e aromas vínicos, com notas amadeiradas, frutadas, condimentadas e levemente defumadas. São ótimas para harmonizações.

Você sabia..
3 fatos sobre sour beers


1 Muitas  cervejas do estilo são envelhecidas em barris de madeira por longos períodos (entre de 6 a 36 meses).
2 É comum  encontrar rótulos que são geralmente um blend de diversos barris com maturações diferentes.
3 Lambic é um estilo exclusivamente produzido na Bélgica, na região de Lembeek. Fora de lá, a cerveja pode ser no máximo tipo lambic.

 

A cerveja e o prato

O que vai bem como uma sour beer

Foie Gras, patês e terrines – Melhor com as que têm adição de fruta.

Peixes gordurosos – Salmão, arenque, pintado ficam perfeitos com ácidas mais refrescantes.

Copa lombo suína – O corte de porco rico em gordura faz bom papel com qualquer tipo de sour.

Queijos brie, gorgonzola e roquefort – São os mais adequados para o estilo.

Sobremesas com chocolate – Fazem belo bar com cervejas ácidas com frutas vermelhas na composição.

Sopas – De feijão, caldo verde e caldo de galinha.

*Esta reportagem foi publicada originalmente na revista Sabor.club #6, que está na melhores bancas por todo Brasil. E nas bancas digitais também www.zinio.com  e www.goread.com.br. Ou assine clicando aqui  sabor.club/assine.