-

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa é a Disney do peixe na lata em Lisboa

Loja de Portugal inova e encanta contando histórias em lindas embalagens que dá vontade de guardar

Leonardo Halfoun - Publicado em 13/08/2020, às 17h30

Portugal, uma terra cheia de tradições e charmes que só ela tem. Mas o que se pode dizer de quem tem a astúcia de reinventar aquilo que pertence a história de um lugar e que compõe a identidade inconfundível dele?

Vou direto ao ponto. Como muitos lugares que surpreendem e caracterizam essa “nova portugal”, descolada e mais moderna, o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, em Lisboa, vende um dos produtos mais tradicionais da terrinha – agora com pitadas marcantes de inovação.

 

LEIA MAIS

» Fernando Oliveira, o mestre do queijo, diz que Serra da Mantiqueira é a bola da vez

» Cerveja campeã no Mestre Cervejeiro se inspira em Dona Odeila e receita de Umbanda

 

 

Os enlatados que guardam os famosos pescados portugueses (consumidos desde 218 a.c, antes da ocupação romana) ganham um caráter temático e charmoso. As embalagens apresentam, ano a ano, a história do último século em Portugal e no Mundo.

Há citações desde 1916, com um acontecimento relevante em cada ano, assim como o nascimento de personalidades (você sabia que Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, nasceu em 1900?). Cada década tem uma cor base e cada lata assume uma tonalidade própria.

Muita informação para latinhas de sardinha? Olha que eu ainda não falei do lugar onde elas são vendidas: O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa tem ambientação de atração da Disney, com cores marcantes, formas lúdicas que remetem ao universo circense, atendentes com roupas de domador de leões e outras figuras do picadeiro.

 

 

A festa por aqui é animada, com turistas agitados, embalados por uma trilha sonora hipnotizante, criada especialmente para a loja.

No final das contas, ela envolve os seus clientes de forma avassaladora, com uma fantasia marqueteira que vai muito além da comida. Mas vale dizer: os enlatados vendidos aqui são feitos pela Comur, conserveira tradicionalíssima, há quase 80 anos no mercado.

Dentro das latas, aliás, há sempre a mesma receita: a mais pura sardinha portuga embebida no azeite de qualidade – com aquele sabor inconfundível de Portugal.

 

 

Além das sardinhas

Também há conservas de outros pescados, com receitas especiais

- Peixe-espada (ou petinga, dourada, corvina, carapau, atum e robalo) no azeite

- Ovas de bacalhau fumadas com vegetais

- Bacalhau assado

- Trutas fumadas em azeite

- Lulas em caldeirada

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.

 

Leia também