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Rogério Betti é o homem que reinventou o jeito de comer churrasco no Brasil

O churrasqueiro que transformou a carne em estilo de vida faz delivery das delícias que ficaram famosas em seu Quintal

Robert Halfoun - Publicado em 14/09/2020, às 13h00

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Há quase seis anos, o Brasil descobria o churrasco americano. Seja no modo de preparo e também no estilo de vida, que inclui homens e mulheres com bonés e camisas xadrez. Acontecia, na área embaixo de um viaduto no bairro da Mooca, em São Paulo, a primeira edição da Churrascada, evento que foi um divisor de águas nesse segmento por aqui.

Ver o ambiente com vários churrasqueiros preparando carnes de todos os tipos e formas, muita fumaça, banda de rock e country ao vivo e as mesas de piquenique repletas de gente que se divertia a valer, comendo e dançando com garrafinhas de long neck nas mãos, deixava claro que estávamos entrando numa nova era.

Num dos assadores, Rogério Betti, um dos criadores do evento, manuseava um cutelo como um samurai. E em cortes tão rápidos quanto precisos, cortava uma enorme peça de de contra-filé maturado por mais de um mês. Seguramente era a primeira vez que muita gente que estava ali ouvia falar do hoje famoso dry aged.

 

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Certo dia, a procura foi tanta que acabou o dry aged. E lá foi o Rogério para o Instagram avisar que só voltaria a servir em 30 dias, o tempo para maturar o próximo lote. “Poderia apressar e colocar para rodar em 20 dias. Mas não estaria do jeito que deve ser”

Depois dessa edição, o modelo explodiu, foi copiado e eventos como tal, bons e ruins, acontecem Brasil adentro.

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Rogério Betti continuou firme nas edições da Churrascada. Mas foi além. Implementou o açougue com cortes especiais que já vinha planejando, até que um dia resolveu assar uma carninha na porta do lugar, numa rua escondida, no bairro do Morumbi, lambendo a Marginal Pinheiros (uma das vias mais intensas da capital paulista).

A prática pegou rápido até que num sábado qualquer havia uma multidão de pé no seu estacionamento. A solução para atender tanta gente foi alugar a mansão ali ao lado e usar o imenso quintal do imóvel para criar o maior fenômeno não só do churrasco mas do meio de restaurantes na cidade que tanto os ama.

 

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A área recebeu aquelas coberturas usadas em casamentos, uma churrasqueira enorme (bem no meio do espaço), muitas mesas de piquenique (como as da Churrascada) e um verdadeiro exército de geladeiras para long necks. Sem divulgação, sem nada, em três meses o lugar já recebia 25 mil pessoas por mês (sim, você não leu errado), em busca de carne boa, bem feita e barata (o preço é justíssimo), servida numa atmosfera festiva e familiar, que inclui as tais bandas ao vivo de rock e country.

Atualmente, devido a pandemia do coronavírus, o local está fechado mas entregando todas as suas delícias no delivery através do perfil do Quintal deBetti.

 

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“O churrasco é democrático como a praia. O Quintal é lugar para todo mundo, onde as pessoas ficam à vontade. Por isso funciona tão bem.”

A receita, no entanto, desandaria se o produto servido não fosse, de fato, de primeiríssima linha. O hambúrguer de dry aged, com carne-queijo-pão-e-só, é um dos melhores do país – se não for o melhor. Todo os outros cortes também são irrepreensíveis.

 

A preocupação com a carne dos bois meiosangue Angus com Nelore nasce no pasto, depois no confinamento. E continua durante todo o processo. É isso, ele explica, que permite a simplicidade no preparo mas uma tremenda complexidade de sabor. O povo adora e, junto com a carne e festa, chegava a consumir 40 mil garrafas de long neck por mês. Segura, Peão.

 

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