-

Pérolas da Sardenha

Muita gente ainda não conhece a fregola sarda no Brasil, está na hora de conhecer

Da redação - Publicado em 09/09/2021, às 18h00

“Ouça o que está dentro de você. A sua melhor cozinha virá daí.” É o que diz a chef e mestra Paula Labaki, autora da receita que brilha nesta página. Ela foi a primeira pessoa que vi usando fregola sarda no Brasil, cerca de cinco anos atrás.

De lá para cá, o ingrediente se difundiu, mas ainda tem muita gente que não conhece. A Fregola sarda é uma massa típica da Sardenha. Feita à base de sêmola, água e reduzida a bolinhas. Além disso é muito parecida com o couscous, porém maior.

 

LEIA MAIS

Café mais do que especial

Nhac! Composições bacanas para fazer sanduíches especiais

 

 

A versão é tostada lhe confere um certo sabor amendoado. Comumente preparada com frutos do mar e ótima na versão risoto associada a ingredientes simples, que se valorizam mutuamente.

Hoje, encontramos algumas marcas de fregola nas boas casas do ramo. A Rustichella não foi selecionada à toa para o Sabor Clube deste mês. Ela é produzida artesanalmente, com grano duro de altíssima qualidade e 100% Italiana. Produzida em moldes de bronze, a massa se torna mais áspera, absorvendo melhor os molhos. Possui secagem mais lenta em temperaturas mais baixas, preservando o sabor e aroma do trigo.

Isto é, é uma ótima base para inúmeras composições. O mais importante, como diz a Paula, é investir para que “a comida seja expressão da sua verdade”.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

» Você já conhece o Sabor Clube? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club