-

Pé na areia, o Rocka é um paraíso da boa cozinha, em Búzios

Ele é inspirado nos restaurantes da badalada Ibiza, na Espanha, com pratos criativos e charcutaria do mar

Pedro Landim - Publicado em 13/11/2020, às 18h30

“Aquilo que apresenta especial conforto, que proporciona bem-estar. Qualquer coisa dotada de excelência no mais alto grau”. Pescamos o trecho entre as definições da palavra “luxo” no dicionário, explicada à perfeição quando a gente se esparrama na namoradeira tendo o mar dentro dos olhos, a trilha sonora das ondas e uma bandeja azul que pousa com taça de champanhe e um ceviche feito com peixe de arpão, e aroma de aroeira colhida nas trilhas da região.

   

Foto por Daniel Balda

Começamos a explicar por que o chef Mauro Colagreco, do francês Mirazur, atual eleito melhor do mundo, fez sua festa de pré-casamento no Rocka Beach Lounge, restaurante encravado na areia da Praia Brava, na ponta leste da península de Búzios, a mais afastada do centro agitado do balneário. É o paraíso onde o chef argentino Gustavo Rinkevich comemora os 10 anos de sua cozinha de encanto.

“Lembro do sentimento quando cheguei de Ibiza para passar férias. Não consegui mais sair, e a paisagem sempre foi a inspiração do meu trabalho, a descoberta dos produtos da região”, diz.

 

Foto por Daniel Balda

 

A cozinha criativa pode ser compreendida num resumo da história do chef autodidata, de avó turca e avô polonês, mãe espanhola e pai argentino. Criado na Patagônia, passou uma década cozinhando em diferentes restaurantes e regiões da Europa até chegar a Búzios a convite de um amigo.

Para o Rocka, cultiva horta e conta com pescadores que trazem mexilhões e ouriços de pedras que se avistam do deque do restaurante, rodeado pelas namoradeiras e ombrelones. Massas, sorvetes e pães de fermentação natural são feitos à beira mar, com destaque para a churrasqueira a carvão que é o brinquedo preferido do cozinheiro. O menu traz pratos como o peixe com sabores de moqueca, e a paleta de javali confitada com canjiquinha, creme de milho, maçã assada e tamarindo.

Recentemente, pintou na série de entradas com vista para o horizonte uma instigante 'charcutaria do mar', com bottargas, sardinhas defumadas e atum curado. Curtição que alimenta a ideia válida de pegar a estrada apenas para passar um dia inteiro no Rocka, uma praia inesquecível.


Amigos na cozinha   

Foto por Daniel Balda

Comemoração de 10 anos tem jantares com chefs famosos      

Amigos do cozinheiro residente e clientes fieis do Rocka, nomes como Thomas Troisgros (Olympe), Bruno Katz (Nosso), Pedro de Artagão (Irajá) e Elia Schramm (Posì) estão juntos numa série de noites muito especiais. Nelas, a ótima cozinha da casa ganha toques inimagináveis, com pratos, esperamos, que sejam replicados em outras ocasiões.


 

 

 

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Sabor Clube? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.