Marcos Cerutti prepara deliciosos pães artesanais diariamente  -

Marcos Cerutti prepara deliciosos pães artesanais diariamente

Os pães de Marcos Cerutti

Marcos Cerutti prepara 400 quilos de pães por dia

Da redação - Publicado em 09/04/2019, às 15h00

Em cima de um posto de gasolina, Marcos Cerutti, ex-engenheiro, faz sozinho 400 quilos de pães sensacionais por semana. Conheça alguns dos pães que só o padeiro sabe preparar. 

KAMUT – KMT, no hieróglifo, era o trigo khorasan enterrado junto aos imperadores egípcios. De três mil anos atrás até hoje, ele é plantado em uma faixa muito estreita do norte do Irã à Síria e um pouco no Iraque. O grão (tão grande a ponto de ser conhecido como dente de camelo no Oriente Médio) é levado ao norte da Itália, onde é processado. A S.p.A. faz um blend com essa farinha e uma de trigo comum, acrescenta 78% de água e deixa maturando 56 horas antes de assá-la.

PAIN BÉNIT BRIOCHE – Na última Páscoa, o padeiro resgatou histórias sobre a origem do brioche. Agarrouse à que dizia que, na Normandia, desde a Idade Média ele era feito com brie (e não manteiga) e que, durante a quaresma, os camponeses só podiam consumir essa fonte de gordura se pagassem uma taxa. Daí a comemoração no final do período com um pão amanteigado e enriquecido com ovos (outro símbolo pascal). O pão é fofíssimo mesmo tendo somente 12% de gordura – e não os 50% adotados em boulangeries do mundo todo.

PANE ALL’ACQUA – Pai milenar da ciabatta, possui um miolo translúcido, cor de nata e ligeiramente adocicado, fruto do vapor adequado durante o forneamento. Se fosse mais crocante poderia até ser confundido com um biscoito de polvilho. A crosta fina e os alvéolos largos que vão até as bordas revelam cuidado extremo na fermentação e delicadeza no molde. Feito só com farinhas de trigo, não matura e leva 92% de água – daí seu nome.

+ Quer conhecer mais Marcos Cerutti? Leia seu perfil!

*Esta reportagem foi publicada originalmente na revista Sabor.club #11, que está na melhores bancas por todo Brasil. E nas bancas digitais também www.zinio.com  e www.goread.com.br. Ou assine clicando aqui  sabor.club/assine.

Leia também