O pernil pode ser servido com queijo gruyère, molho de pimentão verde e geleia de alho negro -

O pernil pode ser servido com queijo gruyère, molho de pimentão verde e geleia de alho negro

Os melhores sanduíches de pernil do Brasil

Onde provar o clássico sanduíche de pernil em São Paulo, Rio, Curitiba e BH

Da redação - Publicado em 30/11/2018, às 16h00

SÃO PAULO, SP Bar do Estadão

O pernil é temperado apenas com sal, que penetra em furos feitos na carne, durante um descanso de quatro a oito horas na geladeira. Depois, é assado em fogo alto, com o osso virado para baixo e dois dedos de água na assadeira. A água deve ser reposta sempre, durante as quase seis horas que ele fica no forno. Depois de pronto é fatiado e servido em pão francês, com vinagrete.

BELO HORIZONTE, MG Barbazul

[Colocar Alt]

Depois de marinado com vinho tinto, cebola, suco de limão e ervas como cheiro-verde e manjericão, descansa por um dia em geladeira. Antes de ir para o forno, ganha um banho de azeite. Dessa forma, ele fica crocante por fora e bem vermelho, como um presunto, por dentro. É tão molhadinho e saboroso que não precisa de acompanhamento algum, entre as fatias de pão francês.

RIO DE JANEIRO, RJ Cervantes

[Colocar Alt]

O pernil é marinado em vinho tinto, cebola, suco de limão, cabeça de alho inteira, ervas e banha de porco. É assado até ficar bem sequinho. As fatias em meia-lua de abacaxi bem maduro e doce, sem o miolo, umedecem o sanduíche, no pão francês.

CURITIBA, PR Triângulo e Bar Mignon

[Colocar Alt]

Dividem o coração dos curitibanos, com uma receita bem semelhante. Assado, bem molhadinho e servido no pão d’água, com o caldo da assadeira e muito, muito cheiro-verde e mostarda escura.

5 acompanhamentos além do abacaxi e do vinagrete

1 -  Se molhadinho, apenas umas folhinhas de agrião

2 -  Cebola na chapa, para dar sabor e suculência

3 -  Queijo gruyère, em pão integral

4 -  Molho de pimentão verde (cortado miúdo com azeite e uma amornada antes de servir)

5 - Geleia de alho negro ou alho negro bem amassadinho

Dica: o pernil desfiado em lascas

O pernil assado pode ser “desfiado”, em lascas grandes. Feito isso, vai para a chapa (frigideira) com um tico de gordura. Fogo alto. Deixe pegar no fundo e deglaceie com um vinho tinto ou uma cerveja escura. Fica matador.

 

Este texto foi publicado originalmente na revista Sabor.club #22 que está na melhores bancas por todo Brasil. E também na banca digital www.zinio.com.Ou assine clicando aqui sabor.club/assine

Leia também