-

Dia do Hambúrguer: 10 dicas para fazer o melhor sanduíche

Os detalhes e técnicas que você precisa para obter o disco de carne perfeito dentro ao pão

Da redação - Publicado em 28/05/2021, às 11h30

Hambúrguer feito em casa é a maior diversão, e tudo que você precisa é de uma carne fresca e moída, de preferência contendo alguma gordura para derreter na chapa ou frigideira bem quente, ponto importante para a felicidade dentro do pão.

 

LEIA MAIS

» Cinco receitas simples de sanduíches deliciosos

» Jimmy McManis e a deliciosa moqueca do ogro

 

Neste Dia do Hambúrguer, seguem os dez mandamentos do hambúrguer perfeito. É um caminho sem volta. Ainda bem.

 

 

1- Evite misturar com a carne moída elementos como pão, ou ovo. Você não está fazendo almôndegas.

2 - O hambúrguer pede cerca de 20% de gordura no blend, proporção que pode ser ajustada na moagem. A gordura é a melhor amiga do sabor, e o excesso fica na grelha.

3 - Para moer em casa, resfrie bem as carnes com antecedência na geladeira. Isso evita a perda de líquidos e gordura, além de tornar mais fácil e limpo o procedimento.

4 - Não existe corte de primeira ou segunda para hambúrgueres, o que importa é o frescor e a procedência. Frite a carne o mais perto possível da hora em que foi moída.

5 - Hambúrgueres podem ser congelados individualmente, envoltos em filme de PVC e sem temperos. A carne deve ir direto do congelador à chapa e temperada após a selagem.

6 - A frigideira ou chapa devem ser pesadas ou de ferro, untadas com óleo e muito quentes: a carne deve ‘chiar’ ao contato. Não pressione os discos, evitando a perda dos sucos.

7 - O hambúrguer cru deve pesar cerca de 180g, com 2 cm de espessura, é uma sugestão. Frite por 3 ou 4 minutos de cada lado. Quanto mais cru se deseja, mais espesso ele deve ser.

8 - Salgue na hora da fritura para não desidratar a carne. Pimenta do reino moída na hora é ótima ideia, e se adicionada ao final tem seu perfume valorizado.

9 - Doure as fatias de pão na chapa com manteiga, formando crosta para impedir que os sucos amoleçam o pão. O efeito também pode ser obtido na grade do forno.

10 - Capriche na ‘mise en place’, o hambúrguer depende também da organização. Porcione os ingredientes com antecedência, ganhe agilidade e sirva os sanduíches quentes.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  
 

» Você já conhece o Clube Sabor? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club