-

Orgânicos da Fátima, querida do chef Claude Troisgros, faz ação para salvar colheita

Agricultora que abastece cozinheiros e feiras oferece assessoria para hortas na internet

Da redação - Publicado em 29/06/2020, às 13h30

O chef Claude Troisgros foi um dos primeiros a entrar em contato com o universo de verduras orgânicas da Fátima, há mais de uma década, quando recebeu um e-mail onde a agricultora pedia para mostrar seu trabalho. Pouco tempo depois, Fátima já plantava novas hortaliças a pedido de Claude, e começava uma relação de carinho e confiança com outros chefs como Roberta Sudbrack, que a ela sempre se referiu como pessoa fundamental em sua cozinha.

A relação se aprofundou na crise de 2010, quando fortes chuvas na Serra Fluminense causaram enchentes a acabaram com a lavoura no Brejal, levando prejuízo grande à região de Petrópolis. Claude e Roberta ajudaram a reconstruir a propriedade, que passou a produzir uma variedade cada vez maior de brotos, ervas, legumes e hortaliças.

 

LEIA MAIS

» No Dia do Ceviche a receita é do salmão com shoyu, mel e tangerina da La Carioca

» Azeite harmoniza com pratos e até sobremesa! Dica para as combinações

 

Em 2015, Fátima e seus colaboradores se mudaram para o Itanhangá, na Zona Oeste do Rio, e passaram a atender número maior de cozinheiros profissionais e amadores, atrás de cor, sabor e saúde em suas mesas. 

Com a pandemia do Covid-19, a Orgânicos da Fátima perdeu seus principais clientes e a maior parte do faturamento, e nova batalha ocorre na tentativa de se reerguer. A empresa lançou uma ação de apoio a fim de manter quitados os salários dos funcionários e os custos da horta.

 

Através do link no site da Benfeitoria  é possível escolher os valores a serem doados. São oito faixas de preço e há recompensas como uma assessoria online de horta orgânica para plantar em casa, ministrada pela própria Fátima e sua equipe.

“Nós, pequenos agricultores, temos sofrido muito por conta da crise do coronavírus. Não contamos com qualquer apoio dos bancos, órgãos ligados à agricultura, prefeitura ou governo do estado. Meu sonho de reconectar as pessoas com a natureza teve uma semente plantada lá atrás e foi crescendo. Somos 17 famílias unidas, com uma missão em comum e em busca de continuar florescendo", diz Fátima.

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.