-

“Não posso acreditar que não tem manteiga”

101 Easy Asian Recipes, de David Chang e Peter Meehan, é um parque de diversões da cozinha asiática

Pedro Landim - Publicado em 17/09/2021, às 19h00

Se o leitor é daqueles que salivam diante de curries, ramens, satays e toda sorte de marinadas e pratos orientais, há um parque de diversões cheio de cores, sabores agridoces e risadas num livro que conta em receitas a pequena história das panelas asiáticas na América. Ou as próprias trajetórias afetivas do chef David Chang e seu parceiro editorial, o jornalista Peter Meehan, responsáveis pela cultuada revista Lucky Peach e o livro aqui citado: 101 Easy Asian Recipes (“100% inauthentic”, diz o selo na contracapa).

A dupla, que criou também a série televisiva The Mind of a Chef, estrelada por Chang – comandante da rede Momofuku, em Nova York –, adiciona às receitas reflexões e histórias divertidas sobre ingredientes e tradições.

 

 

LEIA MAIS

Torta de chocolate com... Earl Grey!

Comer y beber

 

“O livro começou como uma piada nossa e acabou acontecendo. A revista dava vazão às ideias malucas e receitas insanamente complicadas. Mas, com dois filhos, eu precisava me conectar com métodos fáceis para fazer o jantar”, escreve Peter, no prefácio. “Despimos algumas receitas em cópias razoáveis do material original. Outras são partes divertidas da ideia que os americanos fazem da comida asiática.”

A produção fotográfica é impecável e temática em relação às receitas, com toques de um certo “kitsch” oriental. E há guias ilustrados que ensinam como abastecer a despensa em lojas de produtos orientais, com descrições detalhadas.

As receitas vão de um curry muçulmano a ragus do sudeste asiático, com capítulos para carnes, frutos do mar, ovos, sopas e frangos, a exemplo dos drumets braseados em alho, gengibre e especiarias. Nada ortodoxo, o petisco “corn cheese” leva milho, missô, bacon e cream cheese. Peter fala dele: “Nunca comi um que possa chamar realmente de bom, mas sempre acaba rápido com um bom drinque ao lado”.

Há sessões especiais dedicadas a noodles, arrozes e “supermolhos” como o nuoc cham, com o aviso: “Se a cozinha vietnamita fosse um carro, ele seria o combustível”. A maionese de tofu com óleo de gergelim, por sua vez, ganha o selo de qualidade “não posso acreditar que não tem manteiga”.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

» Você já conhece o Sabor Clube? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club