No Fairmont Rio, abelhas do programa de sustentabilidade geram produto com alto potencial para a gastronomia
Pedro Landim - Publicado em 27/07/2020, às 15h00
Foi no ano de 1900 que o belga Maurice Maeterlinck, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, publicou em seu livro The Life of the Bee: “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, o homem terá mais quatro anos para viver”. Não é difícil imaginar o que as pequenas voadoras passaram ao longo do último século, incentivando projetos de preservação e ampliando a aura divina do mel, um dos mais antigos produtos consumidos pelo ser humano, com potencial inspirador para a gastronomia.
Com plataforma de sustentabilidade construída em ações envolvendo sua rede de hotéis de luxo, a Fairmont desenvolveu projeto inédito que envolve as operações gastronômicas, cria atividades ecológicas para os hóspedes e contribui para o meio ambiente saudável.
O programa Bee Susteinable acaba de chegar ao Fairmont Rio, o primeiro hotel da marca na América Latina, colocando a cidade no roteiro que tem 40 apiários instalados em jardins, telhados e áreas verdes de hotéis ao redor do mundo. O Fairmont Waterfront de Vancouver, por exemplo, abriga 400 espécies nativas de abelhas em seu rooftop, e produz 300 quilos de mel por ano.
Do Canadá à China, passando pelos EUA, Suíça e África, os hotéis realizam parcerias com entidades governamentais e especialistas em para a produção de mel que expresse o terroir de cada região. No Rio, como os ventos da praia dificultam a instalação no hotel, a rede fechou parceria com o apiário Amigos da Terra, do casal Luis Moraes e Clarice Líbano, de Nova Friburgo, na região serrana fluminense. O produto exclusivo do hotel vem de florações silvestres e de laranjeiras, assapeixes e eucaliptos, tem sabor suave e coloração clara.
Ele é ótimo para ser usado nas mais variadas receitas, como faz Jérôme Dardilac, o head chef do Fairmont Rio. “Sou apaixonado pela gastronomia do Brasil e defensor dos produtos locais. O meu objetivo é trazer conexões genuínas para quem vem comer aqui.” A pacetta artesanal com abacaxi, mole e mel ou a beterraba com catury e mel são belos exemplos do que ele diz.
Beterraba com catupity e mel
(1 porção)
Ingredientes
- 150 g de beterraba
- 100 g de catupiry
- 2 col. de sopa de mel
- 6 folhas de sálvia
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Tomilho a gosto
Preparo
• Asse a beterraba cortada em seis fatias no forno a 180°C, com azeite, sal, pimenta do reino e tomilho, por 20 minutos. Resfrie e reserve
• Em uma panelinha de ferro, disponha o catupiry no fundo, coloque as ‘pétalas’ de beterraba sobre o queijo
• Leve ao forno na temperatura máxima até começar a borbulhar
• Retire do forno e finalize generosamente com mel, sálvia, pimenta do reino moída