-

A maior onda: cervejas com aromas herbais 'dank' são as bolhas da vez

Concentração de lúpulos deixa a bebida com cheiro que lembra a Cannabis Sativa, planta da mesma espécie

Da redação - Publicado em 29/01/2021, às 14h00

O termo gringo diz respeito aos aromas resinosos, herbais e de pinho de certas variedades de lúpulo. Muitos os definem como semelhantes aos da erva que se fuma para uma certa alteração da realidade. A Cannabis sativa, aliás, é da mesma família do Humulus lupulus.

 

LEIA MAIS

» Cerveja de feijoada? Temos! Com arroz, feijão e pimenta

» O verão brasileiro exige cervejas como as Witbiers, refrescantes toda vida

 

 

 

Dunk Therapy - Bold Brewing (CE)

Essa New England Double IPA feita pela cervejaria de Fortaleza tem duplo dry hopping dos lúpulos Strata, Simcoe, Chinook e Columbus, com generosa extrações de aromas cítricos e resinosos. Aveia e trigo dão textura sedosa na taça. (7,8% ABV).

 

 

Double Feature - Koala San Brew (MG)

Um clássico das cervejas ultralupuladas, essa Double IPA traz um aviso incomum no rótulo, aconselhando girar a lata para suspender as partículas de lúpulo em depósito no fundo. Tem textura cremosa e aromas intensos de pinho verde. (7,9% ABV)

 

DankSat P.12 - Satélite (SP)

O efeito ‘dunk’ aparece na lata através da mescla do raro lúpulo sul-africano African Queen com os norte-americanos Ekuanot, Mosaic e Citra. O potente aroma frutado traz notas de ervas, cítricas e de pinho. (6,5%)

 

 

The Hop is In The Head V - Dogma (SP)

Essa Double IPA nasceu da mistura de lúpulos mais utilizados no estilo, como Citra, Mosaic e Centennial, com as variedades Cashemere, Moutere e Strata. Traz frutado intenso lembrando laranja e abacaxi, com notas resinosas e herbais. (7,9%)

 

 

Event Horizon - Hocus Pocus (RJ)

IFamosa por suas New England IPAs, a cervejaria carioca lançou com sucesso essa bomba de aromas que traz a pegada de pêssego típica da levedura Conan sob os aromas pungentes de resina e pinho, ao mesmo tempo tropicais e terrosos. (7% ABV)

 

 

Ever Dank - Everbrew (SP)

A cervejaria de Santos que tem os lúpulos na alma da produção fez essa New England IPA com ‘single hop’ da variedade Strata, ou seja, apenas ela nos tanques. É turva e aromática, com notas de pinho, resina e frutas cítricas. (7,6% ABV)

 

 

Epping Forest - Octopus (RJ)

O nome da cerveja faz referência a uma conhecida floresta inglesa, e os aromas vegetais, ‘úmidos’ e resinosos se destacam nessa Double IPA, cujas notas cítricas da combinação de lúpulos lembram laranja. (8,7% ABV)

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  
 

» Você já conhece o Clube Sabor? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club