-

Gostoso como todo doce deve ser

Assim são as trufas, bolos, brigadeiro, bombons e cookies veganos da confeiteira Renata Baldin

Da redação - Publicado em 03/09/2021, às 19h00 - Atualizado às 22h48

Renata Baldin cresceu em doce convivência, literalmente, com a mãe e avó, confeiteiras de mão cheia numa época em que para entender a palavra veganismo só tentando a sorte no dicionário – e não faz tanto tempo assim.

Por influência de uma amiga, virou vegetariana na faculdade, e quando formou-se em nutrição não imaginava que acabaria confeiteira profissonal, criando um repertório surpreendente de delícias nascido, por incrível que isso possa parecer a um pâtissier, de restrições alimentares.

 

 

 

“Busquei informações e optei por seguir uma linha pouco explorada. Meu foco na época era criar produtos que integrassem restrições e alergias de meus pacientes de forma saborosa e saudável”, diz.

 

LEIA MAIS

A cozinha mágica do chef Marcos Livi

Nhac! Composições bacanas para fazer sanduíches especiais

 

À frente da Cacau Vanilla, Renata está sempre erguendo as sobrancelhas de quem se aproxima de suas tortas repletas de frutas, cremes, chocolates e caramelos. E ainda bolos que trazem na massa segredos como purê de maçã, além de cookies rechados, brigadeiros e até um doce de leite... sem leite: o doce leva na base castanha de caju e biomassa de banana orgânica. Açúcar refinado, soja, gordura trans e glúten também não entram na cozinha.

“É comum ouvir de um cliente que todos amaram e, quando souberam que era sem leite, ovos e glúten não acreditaram”, afirma.

 

 

 

Os bombons, brownies e trufas são especiais e mostram as técnicas refinadas desenvolvidas por Renata em seu estilo desafiador de construir doçuras. Belos aos olhos e não devendo nada na boca aos melhores quitutes feitos de forma tradicional, as “esferas” de chocolate branco ou avelãs levam leite de coco passas brancas e castanha de caju.

As trufas 50% ou 70% cacau, por sua vez, utilizam ingredientes como biomassa de banana verde e creme de arroz, nos sabores damasco, castanha, amêndoas ou açaí com cranberry. O brownie é uma atração à parte, incluindo na receita batata doce, farinha de amêndoas e açúcar de coco.

Parece o doce de sempre. Mas não é. Gostoso como todo doce deve ser.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

» Você já conhece o Sabor Clube? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club