-

Gente é pra brilhar: chefs e entidades de peso criam o Banquetaço contra a fome

Bel Coelho e Helena Rizzo estão entre os participantes de ações do Centro à periferia paulistana, além da programação na internet

Da redação - Publicado em 15/10/2020, às 13h00 - Atualizado às 13h23

O Coletivo Banquetaço, unido a mais de cem organizações do terceiro setor e da sociedade civil, lança nesta segunda-feira (12) a campanha informativa "Gente é para brilhar, não para morrer de fome". É esse o nome da campanha lançada pelo Coletivo Banquetaço, que une mais de 100 organizações entre as mais importantes do Brasil que atuam contra a fome e as políticas de exclusão e destruição do meio ambiente. Entre os realizadores estão a Gastromotiva, o Greenpeace Brasil, a Slow Food Brasil e a Agência Solano Trindade.

Com o aumento de pessoas passando fome durante a pandemia, e o retorno do Brasil ao nefasto Mapa da Fome, da Organização das Nações Unidas (ONU), o grande evento aproveita o Dia Mundial da Alimentação Saudável, nesta sexta-feira, 16 de outubro, para promover ações contra o desmonte de políticas públicas de promoção da soberania alimentar. 

 

LEIA MAIS

» Prêmio James Beard é cancelado nos EUA por acusações de racismo

» Brasil a Gosto, de Ana Luiza Trajano, leva agricultura caiçara a famílias em risco

 

 

Por exemplo, a intenção do governo federal para retirar do Guia Alimentar da População Brasileira trechos importantes como a diminuição do consumo dos produtos ultraprocessados, danosos à saúde.

Até o dia 16 de outubro haverá uma vasta programação online, além de um "marmitaço", nos dias 17 e 18, em diversas capitais do país. No dia 17, sábado, a chef Bel Coelho vai cozinhar na Tenda Franciscana do Sefras - Serviço Franciscano de Solidariedade -, no Largo do São Francisco, junto com a cozinheira Simone Gomes, do Banquetaço, e com a presença do Padre Júlio Lancelotti.

Neste mesmo dia, a chef Helena Rizzo irá cozinhar na Agência Solano Trindade, no Capão Redondo (Campo Limpo), Zona Sul, ao lado do ativista Thiago Vinícius e sua mãe, a cozinheira Dona Nice.

Já no domingo, no almoço, o chef Checho Gonzales irá preparar marmitas junto com o coletivo Sopão das Manas e a nutricionista e ativista da alimentação Neide Rigo. na Ocupação 9 de julho, para depois distribuírem os alimentos.
Também no domingo, dia 18, o chef Rodrigo Oliveira irá cozinhar com os chefs Paola Carosella e Edson Leite, do Gastronomia Periférica, na Ocupação Jardim Julieta, na Zona Norte.

 

 

Além disso, haverá painéis com pesquisadores, cozinheiros, nutricionistas e especialistas em alimentação para discutir temas como educação alimentar e valorização da cultura alimentar brasileira. Nesta quinta, dia 15, a nutricionista Valéria Paschoal fala sobre o potencial revolucionário das PANCS (Plantas Alimentícias não-Convencionais). E na sexta, dia 16, Bela Gil fala sobre alternativas ao feijão com arroz.

As conferências serão gratuitas e abertas ao público e toda a programação presencial está no site do Gente é Pra Brilhar. Mais informações no Instagram e vídeos no YouTube do evento.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.