-

Melhor doce de figo da Serra Gaúcha é receita de avó da Família Valduga

Feito apenas com fruta e açúcar, ele faz tanto sucesso que agora é vendido em potes

Pedro Landim - Publicado em 23/11/2020, às 15h30

“Não tinha como não se lambuzar”. Os doces feitos no tacho da avó Maria, aquela cujo nome batiza o espumante top da vinícola familiar, são as melhores lembranças da infância de Eduardo Valduga. “Era um sanduíche precioso com o pão caseiro torrado, a geleia de uva feita com casca e tudo, e uma colher de queijo puína, a nossa ricota”, prossegue o enólogo de 35 anos, diretor de marketing da Famiglia Valduga e terceira geração do grupo que hoje vende 5 milhões de litros de vinho por ano, exportando para mais de 10 países.

Os números alcançaram o tamanho dos cânions gaúchos, mas sem encobrir a memória e o afeto na névoa da serra, como a gente percebe na mudança de tom da voz quando o assunto é a mesa posta.

 

 LEIA MAIS

» Com o pernil na lata, o goiano Heittor Valladares faz o Brasil inteiro comer a receita da sua família

» Raro grão de café revela frutas vermelhas no nariz e na boca

 

“Nossa família tem o momento místico do italiano com a comida de casa. Pode estar no verão que vai ter sopa de capeletti. Sem massa e polenta também é mesa vazia, com vinho para os adultos e suco de uva para as crianças”.

E foi justamente o “suco para as crianças” que impulsionou a Casa Madeira, loja e restaurante nascidos no imóvel que foi um porão de pedra usado nas vindimas, no início do século 20. Entre conservas, molhos e geleias, a visita ao passado traz joias como os doces da linha Invitta, destacando o de figo que virou nossos corações, com a textura e o sabor perfumado da polpa, e as sementinhas crocantes.

“É feito só com a fruta fresca e açúcar, como os de uva que estavam sempre no café da manhã de minha avó”, diz Eduardo. “Combina com os queijos fortes, e pratos de carnes mais intensas. Na sobremesa, vão com gelatos e semifreddos”.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>> O doce de figo é um dos produtos selecionados pelo Sabor Clube, o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.