-

As melhores facas do mundo e aquelas que todo cozinheiro precisa ter

É duro mas é preciso dizer: se você não tem uma boa faca de chef ainda não é um cozinheiro

Robert Halfoun - Publicado em 23/02/2021, às 14h30

A faca, sabemos, é o instrumento básico da cozinha. A chamada faca do chef é a mais importante de todas, normalmente com 8 polegadas de comprimento, com bom cabo ergonômico e equilibrado com o peso da lâmina (o ponto mais importante a ser observado na hora da compra). Essa, aliás, deve ser de aço inoxidável, se você quer uma peça para a vida toda (as de cerâmica são frágeis e não aguentam o tranco durante tanto tempo).

A geometria da faca do chef permite pegada firme, para movimentos tão rápidos quanto precisos – desde a ponta até a base da lâmina. É por isso que ela serve para quase tudo (há chefs que usam mesmo tudo!), das carnes aos peixes, das frutas aos legumes e vegetais.

 

LEIA MAIS

» Panela de cobre é que faz comida boa, dizem os chefs. Você sabe por quê?

» O manual da cozinha fofa ensina a tornar pequenos espaços acolhedores

 

Claro, o fio deve estar sempre impecável. E é a forma da construção e a qualidade do aço que determinam mais ou menos tempo de uso, sem precisar afiar novamente. Isto é, caro cozinheiro, você vai precisar de uma chaira (para manter o fio) ou um afiador ou uma pedra de afiar para um fio novo em folha. Mas isso é assunto para outro Arsenal do Cozinheiro.

 

 

Mieglio Knives – Top de linha, feita com matéria-prima de uso militar.

Wüstof – A marca alemã é um dos destaques mundial para o uso culinário.

Zwilling – Vários chefs usam a marca famosa por proporcionar equilíbrio e fio duradouro à faca.

Victorinox – A tradicional marcar suíça lançou a linha Modern, com cabodesign em nogueira europeia.

Tramontina – O expoente de fabricação em grande escala no Brasil. A linha Century é ótima para uso doméstico, com preço bem acessível.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  
 

» Você já conhece o Clube Sabor? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club

 


Leia também