-

Dicas de harmonização com vinho rosé para elevar o sabor nas mesas da estação

Os melhores pratos para combinar com os vinhos refrescantes e valorizados quando o calor aperta

Arnaldo Grizzo - Publicado em 14/12/2020, às 17h00

As festas de fim de ano e o verão estão chegando. Com as temperaturas mais altas um tipo de vinho ganha mais atenção: o rosé. Separamos algumas dicas para combinar comida com esta bebida comum nos dias mais quentes. Confira!

Peru – Não é comum ver um rosé nas mesas de festa, sempre com a ave sobre a mesa. Erro crasso. Ele, definitivamente, tem a estrutura que segura todos os acompanhamentos mais gordurosos e acidez que levanta o suave sabor da carne branca.

 

LEIA MAIS

» Como combinar vinho com comida?

» Vinho rosé: os segredos do vinho do verão

 

Embutidos e defumados – Harmonizam facilmente com rosés elegantes. O corpo equilibra e acidez suaviza o salgado.

 

Queijo de cabra – Melhor os mais frescos como Chabichou e Sainte-Maure. Com eles, o rosé fresco e mineral equilibra o paladar cheio com notas sutis do laticínio.

 

Moules frites – Costuma ir bem com cerveja, mas com o rosé fica ainda melhor. O vinho ressalta pequenas nuanças do prato, sem empapuçar, equilibrando sabores.

 

Lagosta – Combinação clássica. A carne tenra e delicada pede um vinho sutil mas com expressão. Melhor os mais encorpados e minerais.

 

Atum e salmão selados – Com gergelim ou molho de mostarda, por exemplo, têm a delicadeza e a picância que só um rosé consegue equilibrar.

 

Paella – Com estrutura e fescor, equilibra corpo e acidez num prato repleto de textura e especiarias. Rosés de Rioja, Rhône e Douro são perfeitos.

 

Ceviche ou tartar – O corpo mediano dos rosés aguenta bem a textura das carnes cruas. E tem a acidez que equilibra os temperos, além da leve salinidade (principalmente os provençais) que limpa o palato.

 

Patês e terrines – É impressionante como os rosés têm a capacidade de contornar sabores mais pungentes e também os mais delicados. Com as pastas árabes ficam perfeitos.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  
 

» Você já conhece o Clube Sabor? É o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Entre para ter acesso a um mundo de sabores, e ler a edição do mês da revista Sabor.Club

 

Leia também