-

Almanaque: Nutella nasce em pequena confeitaria italiana e vira paixão mundial

Pasta de avelãs com creme de leite surge na escassez do pós-guerra, criada pelo casal Ferrero na cidade de Alba

Da redação - Publicado em 27/09/2020, às 14h00

1- Em 1944, no pós-guerra, os dias andavam difíceis na Itália. Cacau era artigo de luxo, assim como o chocolate, naturalmente. Para suprir a demanda, o casal Pietro e Piera Ferrero tiveram uma ideia genial: misturar avelã, abundante na região onde estavam, com creme de leite e um tipo do produto vendido a peso de ouro.

2 - Assim nasce a Pasta de Gianduja, produzida nos fundos de uma pequena confeitaria, na cidade de Alba, região de Piemonte, na Itália.

 

 

LEIA MAIS

» Almanaque: Limonada é feita com flores no Egito e ajuda a vencer a peste na França

» Almanaque: A invenção do Leite Moça e a história do brigadeiro

 

3 - Logo que o produto surgiu (na época feito em barras), foi um estouro, especialmente para as crianças, que pediam para lambuzar fatias de pão com a pasta dos nacos que derretiam facilmente.

 


4 -
Diante do sucesso, o esperto Pietro Ferrero, passou a comprar antecipado as safras das melhores avelãs da Itália. Assim, além de manter a qualidade do seu produto, impedia o nascimento de qualquer movimento de concorrência.

5 - Menos de 10 anos depois da criação, o doce, melhor quando derretido, passou a ser vendido dessa forma, comercializado em potes de vidro. E ganhou novo nome: Supercrema Ferrero.

 

 

6 - Foi só em 1964, que seu filho, Michele Ferrero, criou um nome mais comercial, pensando no mercado mundial: juntou nut (castanha, em inglês) com um sufixo tão característico do italiano. Nascia a Nutella!

7 - A pasta então, fica ainda mais cremosa, e ganha a Alemanha e a França, onde, anos depois, virou motivo de quebra-pau num supermercado, devido à grande procura durante uma promoção.

8 - Hoje, a receita da Nutella tem diferenças sutis nos 75 países onde é comercializada, de acordo com o paladar de cada povo. Por exemplo: a Nutella francesa é bem menos doce do que a vendida em Portugal e aqui no Brasil.

 

 

9 - Em todos os países, no entanto, o produto tem uma legião de fãs. Tanto que há o dia mundial da Nutella, comemorado em 5 de fevereiro, desde 2007.

10 - A celebração surgiu pelas mãos da blogueira americana Sara Rosso. Ela queria gritar para o mundo seu amor pelo creme de avelãs. No site dela há vídeos, inspirações e receitas com Nutella.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.

 

Leia também