-

Chef Jordi Roca usa o chocolate para ajudar pessoas que perderam o paladar

Espanhol faz documentário onde cria sobremesas que despertam as memórias dos envolvidos

Da redação - Publicado em 19/11/2020, às 17h00

O chef Jordi Roca, o irmão mais novo de uma das famílias mais premiadas na gastronomia mundial, sempre na vanguarda de pesquisas e ideias no restaurante El Celler de Can Roca, na Espanha, criou um projeto para auxiliar as pessoas que perderam o paladar através do chocolate. O resultado está no curto documentário 'El sentido del cacao' (O Sentido do Cacau), que pode ser assistido na página do banco patrocinador.

A iniciativa se apoiou em pesquisas recentes e pioneiras em neurociência e gestão sensorial, com o objetivo de recuperar a sensação de saborear o chocolate, estimulando outros sentidos e desencadeando memórias armazenadas nas pessoas afetadas por disgeusia, um doença que altera ou extingue as sensações do paladar.

 

LEIA MAIS

» Grace and Frankie: desvendamos as ótimas ideias da cozinha na série do Netflix

» Cinco séries saborosas no Netflix trazem comida de rua e sobremesas surpreendentes

 

Roca criou sobremesas personalizadas para os participantes do experimento, com base na memória sensorial e na recordação da sua experiência com o chocolate no passado. O assunto é caro ao chef, pois ele sofre de uma rara doença neurológica que afeta sua voz e garganta.

 

 

O documentário ganhou seis prêmios no International Business Stevie Awards, premiação a empresas e empresários de ações relevantes.

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Sabor Clube? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.