Limpa e brilhante, a Brut IPA  faz sucesso no mundo todo -

Limpa e brilhante, a Brut IPA faz sucesso no mundo todo

A cerveja de espumante

A Brut IPA, a cerveja de espumante, é a nova onda da cervejaria mundial

Da redação - Publicado em 24/02/2019, às 13h00

A bière brut ou biére de champagne não é exatamente um estilo novo. Ele utiliza o método champenoise para ajudar na carbonatação intensa e, consequentemente, aumentar a sensação frisante na boca. A bière de champagne, no entanto, não tem gás. Tem pèrlage, assim como a bebida fermentada criada pelo Dom Perignon. E também como o champagne, ela é igualmente elegante com uma complexidade aromática de respeito. Mais: quando é bem feita de verdade, fica com aquela provocante cremosidade, típica de rótulos como Cristal ou Möet Chandon.

Em linguagem cervejeira, na boca lembra uma cream ale, o que a deixa quase “mastigável”.

[Colocar Alt]

A boa notícia é que encontramos todas essas características na novíssima Sparkling, a Brut IPA, recém-lançada pela cervejaria Blondine, de Itupeva, São Paulo. Brut IPA?

Sim, o estilo (que ainda não é reconhecido como tal) revela uma cerveja limpa, brilhante e transparente, sem leveduras residuais. Na boca, é leve, fresca e com um instigante final seco, com a deliciosa presença de toques frutados e florais, que sentimos também no nariz.

No caso da Sparkling há algo de Sauvignon Blanc e muito de pêssego maduro. Em nenhum momento, no entanto, ela deixa a vocação IPA de lado e mantém um leve amargor, diz o produtor, típico dos lúpulos El Dorado e Nelson Sauvin (da Nova Zelândia). De fato, não percebemos dulçor residual, para confundir o paladar.

Como toda biére de champagne a Sparkling não é uma cerveja barata, mas também não é para ser bebida em larga escala.

Nos dias quentes, vai muito bem na companhia de pratos com peixes bem saborosos e frutos do mar.

Melhor ainda se servida num chamado “churrasco do mar”, com os produtos apenas gralhados, com umas gotinhas de limão siciliano. Elas se transformarão num caso de amor à primeira vista com as notas de casca de laranja da bebida.

Onde beber?

Qual é o melhor copo para tomar uma Brut IPA

A primeira opção seria uma flute, certo? Até pode ser. Mas a Brut IPA vai melhor numa taça com boca maior, para liberar os seus aromas com mais eficiência. Ela é realmente aromática. Não exite em tratá-la como com um vinho branco. Gire, cheire e tome. Saúde!

Leia também