Flávia Quaresma apresenta o melhor da comida carioca na exuberante Casa Firjan -

Flávia Quaresma apresenta o melhor da comida carioca na exuberante Casa Firjan

Casa Firjan: o palacete da comida boa

A cozinha da Flávia Quaresma é apenas mais uma das atrações de um lugar mágico, no Rio

Robert Halfoun - Publicado em 26/09/2019, às 12h00

O endereço oficial da Casa Firjan, no Rio, nos leva para o número 211 da rua Guilhermina Guinle, em Botafogo, na zona sul carioca. Mas é entrando pela rua paralela, a D. Mariana, que a gente é acometido pelo famoso efeito uau, que nos leva a uma imagem que não esquecemos jamais: a da fachada do Palacete Guinle-Linneo de Paula Machado, construído em 1908, para marcar a união das duas famílias da aristocracia carioca.

Art nouveau por dentro e por fora, ele é uma joia de um dos nossos estilos mais fascinantes, que marcou para sempre a arquitetura, o design e as artes decorativas. As formas sinuosas e os painéis com cores fortes são reflexo da Belle Époque, caracterizada pelo otimismo, prosperidade econômica e inovações da cultura, ciência e tecnologia, típicos do período.

Leia mais:

Bares históricos do Rio de Janeiro

Saborosa rabada com agrião e pirão de leite

Flávia Quaresma leva o carnaval para a cozinha

 

[Colocar Alt]

Em outras palavras, o art nouveau é sinônimo de puro encantamento. Imagina quando a gente coloca boa comida dentro dele! Parte do projeto de renovação do palacete, promovido pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o Café Iris está na antiga área de serviço, com pé-direito monumental, piso com desenhos em pastilhas e azulejos franceses em hipnotizantes tons de verde e esmeralda. Para completar há bancadas e bufês em mármore de Carrara, com afrescos esculpidos à mão – um desbunde. Em aconchegantes 20 lugares, a craque Flávia Quaresma, umas das nossas grandessíssimas cozinheiras, propõe um menu leve e elegante com sanduíches bem bolados, petit fours e outros doces franceses como 
o indefectível mil folhas. Para quem tem mais fome, há entradinhas como a terrine de campagne com salada em molho de mostarda e uma compota de cebola de revirar os olhos. Ou o risoto de rúcula com camarões, verdinho como as paredes do lugar.

 

 

[Colocar Alt]

O Cafe Iris está aberto das 10 da manhã as 19h e é parada obrigatória para quem mora no Rio ou está de passagem pela cidade. Até porque a renovada Casa Firjan está repleta de atrações culturais, além da exposição de um belo acervo permanente.

 

Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

Think tank

Um tanque de ideia no qual futuro e passado se encontram no mesmo lugar

[Colocar Alt]

A partir de referências em estudos do futuro, como o Waag Society & Fablab, em Amsterdã, e o Space 10, em Copenhague, a Casa Firjan recebeu um investimento R$ 120 milhões que não só foram aplicados na reforma minuciosa do palacete e do jardim que o cerca, mas também na construção de um prédio novo de quatro andares e duas casas geminadas. Neles acontecem palestras, workshops, cursos, aulas imersivas e laboratórios, além de atividades culturais, como exposições, apresentações musicais, sessões de cinema ao ar livre. Tudo isso para que soluções futuras sejam pensadas, debatidas e propostas no mesmo lugar. A ideia, enfim, é ser um radar que capta e antecipa mudanças em todas as áreas – incluindo modelos de negócio que impactam toda a população.

 

Este texto foi publicado originalmente na revista Sabor.club #30 que está na melhores bancas por todo Brasil. E também na banca digital www.zinio.com. 

ASSINE JÁ A REVISTA SABOR.CLUB. DESCONTOS DE ATÉ 76%

Leia também