-

Brasil a Gosto, de Ana Luiza Trajano, leva agricultura caiçara a famílias em risco

Campanha de combate à fome na pandemia constrói parcerias para doar alimentos

Da redação - Publicado em 24/06/2020, às 12h00 - Atualizado às 13h00

O Instituto Brasil a Gosto, fundado e presidido pela chef Ana Luiza Trajano, lançou campanha de doação de alimentos para combater a fome no momento de crise, durante a epidemia do novo coronavírus. 

A campanha tem dois objetivos: ajudar a escoar o excedente de produção das comunidades quilombolas e caiçaras do Vale do Ribeira e, com esses ingredientes, alimentar famílias em situação de vulnerabilidade do Estado de São Paulo. 

 

LEIA MAIS

» Roberta Sudbrack faz menus de cinema com Humphrey Bogart e Alfred Hitchcock

» Sim, bolo harmoniza com vinho! Do chocolate à torta de limão

 

 

A iniciativa é complemento a uma ação iniciada pelo Instituto Brasil a Gosto em março, quando foi instituída a quarentena. No começo da pandemia, a Instituição publicou em seus canais e redes sociais vídeos com receitas e dicas de organização na cozinha para que as pessoas tenham em casa uma alimentação mais equilibrada e saborosa. E agora, para encerrar e ampliar o alcance do projeto, o Instituto se uniu a outras entidades para doar kits de alimentos para diversas famílias. 

A escolha dos produtores agrícolas do quilombos do Vale do Ribeira aconteceu depois de mais de um ano de trabalho com expedição, fórum, seminário, e feira de sementes, com as comunidades que fornecem produtos para a alimentação de alunos da rede pública do Estado de São Paulo.

 

 

Porém, com a interrupção das aulas por conta da pandemia, toneladas de alimentos (como banana, abóbora, alface, inhame, mexerica, palmito) produzidos pela Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira estão se acumulando. A ideia é comprar esse excedente e levá-lo a quem tem fome, com a ajuda de parceiros como Cooperquivale, Instituto Socioambiental, a comunidade caiçara da Enseada da Baleia e o Instituto Linha D’Água. 

A partir da plataforma de financiamento coletivo Kickante, é possível doar valores a partir de R$ 10 e contribuir com a ação. Os doadores terão direito a diferentes recompensas, conforme a faixa de contribuição. Entre elas, um e-book com receitas brasileiras do Instituto Brasil a Gosto, e vaga em uma aula online, e ao vivo, com a chef Ana Luiza Trajano.

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.