-

Azeite do cantor Roberto Leal conta a história de sua família portuguesa

Artista deixou legado de sabores na marca Aldeia Leal, e a receita favorita de Bacalhau à Lagareiro

Da redação - Publicado em 30/07/2020, às 13h26

A casa simples e rústica de pedra onde nasceu Roberto Leal em Trásos-Montes, numa aldeia chamada Vale da Porca, está ilustrada no centro do rótulo das garrafas de seu óleo de olivas. Foi onde o cantor português morou até os 11 anos de idade, antes da primeira viagem ao Brasil, no qual chegou como imigrante para construir uma ponte sólida de cultura entre os dois países.

Da terra natal, trouxe amores e recordações em forma de canções e sabores, como o vinho e o azeite. Não por acaso, o bacalhau à lagareiro, generosamente regado pelo néctar dourado da azeitonas, foi o prato predileto dos 67 anos bem vividos, antes de Roberto nos deixar no final de 2019, não sem antes presentar os bons de mesa com a linha de ingredientes que segue um grande sonho.

 

LEIA MAIS

» Aloha! Nascida no Havaí com projeto sustentável, cerveja Kona é fabricada no Brasil

» Clube Sabor.Club: Bottarga Gold, Na’kau Chocolate, Big Wave Golden Ale, Azeite Aldeia Leal e Açafrão em Estigma

 

 

“Meu pai procurava produtos para a gastronomia com essa leitura, que fizessem uma perfeita tradução de Portugal, assim como o trabalho que norteou sua vida inteira”, diz o músico e produtor Rodrigo Leal, filho de Roberto, que dá sequência às dedicadas atividades do pai na Aldeia Leal.

Depois de três rótulos de vinho, a marca criada pelo cantor de sucessos como “Bate o Pé” traz ao Brasil um azeite extra virgem português de grande equilíbrio e versatilidade, daqueles que não largamos em nenhum momento entre a panela e a mesa. Um óleo fresco e extraído em primeira pressão de olivas maduras, suave, frutado e com acidez de 0,5%.

“Há um trio que o pai amava e Portugal produz com a qualidade superior. Começamos pelos vinhos, com um tinto, um branco e um verde, agora lançamos o azeite, e o próximo da lista será o bacalhau”, anuncia Rodrigo.

No Brasil, o gosto pelo azeite veio em linha direta com Portugal não apenas na formação recente de nosso mercado, mas desde que a pátria da familia Leal ajudou a disseminar o óleo pelo mundo, ao fim de Idade Média e na época das grandes navegações.

Num país onde encontramos oliveiras nas ruas e praças, existem árvores com mais de 2 mil anos e ainda produtivas, em regiões como Monsaraz, no Alentejo. Variedades lusitanas de azeitonas como cobrançosa, cordovil e galega (a pretinha que o Brasil conhece como “portuguesa”) servem tanto a conservas como aos azeites de alta qualidade, destacados pelos blends que equilibram as melhores facetas de cada uma, a exemplo do Aldeia Leal.

Motivos de sobra para erguer as taças e seguir o fado que Roberto cantava sorrindo: “Vamos brindar com vinho verde que é do meu Portugal, e o vinho verde me fará recordar a aldeia branca que deixei...”

 

Bacalhau à Lagareiro de Roberto Leal

Ingredientes

- 1 posta de lombo de bacalhau dessalgado (300 g)

- 100 g de farinha de trigo

- 4 batatas grandes

- 30 g de alho cortado em lâminas finas descansado em azeite

- 150 g de brócolis, cozidos no vapor

- 500 ml de azeite

- 1/2 ramo de salsinha picada

- 100 g de sal

- 1 tira de pimentão verde

- 1 tira de pimentão vermelho

 

Preparo

• Passe a posta de bacalhau na farinha de trigo e frite-a com cuidado, virando uma vez, até dourar e começar a soltar as lascas

• Retire o bacalhau e coloque no prato que será servido. Por cima, regue com o azeite e o alho marinado

• Cozinhe o brócolis no vapor de 3 a 5 minutos, até ficar al dente

• Pré-cozinhe as batatas com cascas em água fervente por cerca de 25 minutos, e depois as grelhe na frigideira por 10 minutos

• Antes de servir, dê um murro nas batatas para que se partam. Elas devem ficar ligeiramente achatadas e abertas

• Regue tudo com o azeite e o alho marinado

• Decore o prato com as fatias finas dos pimentões e cubra tudo com salsinha picada

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Esse e outros produtos você encontra no Clube Sabor.club. Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.