-

Almanaque: A saga do elefante italiano que vira extrato de tomate no Brasil

Personagem tem desenho de Maurício de Souza na lata do molho nascido nos anos 1940

Da redação - Publicado em 28/06/2020, às 14h00

1 - No ínicio da década de 40, o banqueiro Alberto Bonfiglioli, junto das famílias Messina, Guerrazzi e Guzzo, funda a CICA - Companhia Industrial de Conservas Alimentícias

2 - O primeiro produto lançado foi o extrato de tomate. Na lata, um elefante real estampava a embalagem

 

LEIA MAIS

» Almanaque: Os segredos da Urquell e a criação da Pilsen, cerveja mais bebida do mundo

» Almanaque: A invenção do Leite Moça e a história do brigadeiro

 

3 - A escolha do animal pode ter vindo da inspiração de uma marca italiana “Estratto di Pomodorodi Parma Elefante,” que estava nas cozinhas das famílias imigrantes mais abastadas como os próprio Bonfiglioli e Messina, ou uma homenagem ao monumento siciliano, Fontana dell’Elefante

 

 

4 - A lata comum do Elefante (340g) é composta por cerca de 18 tomates, o que a marca chamou de “triplamente concentrado”

5 - Em 1968, Maurício de Souza publicava uma tirinha onde a Mônica arrastava o elefante Jotalhão pelo chão, enquanto o Cebolinha dizia: “Não sei, não, mas acho que sua mãe pediu foi massa de tomate”. A publicação acabou consagrando o elefante como novo garoto-propaganda da marca.

 

 

6 - Jotalhão foi o primeiro personagem no Brasil a ter seus direitos vendidos para uma marca.

7 - Maurício de Souza chegou a trocar a cor do personagem, que antes era cor-de-rosa, para que ele combinasse melhor com as cores da lata de tomate

 

 

8 - O que não muda é a fórmula do atomatado, a mesma desde que começou a ser fabricada

9 - Em 2019, a marca passou por uma reformulação visual em que fontes e cores foram mudadas. O Jotalhão foi redesenhado

O primeiro molho de tomate

O molho de tomate foi registrado num livro pela primeira vez em 1692, no Lo Scalco Alla Moderna. Nele, uma uma das receitas recomenda levar ao fogo pedaços de tomate, sem pele ou sementes, temperados com salsinha, cebola e alhos picado.

 

 

O melhor tomate do mundo

O tomate corbarino tem formato mais longo (lembra uma pêra) e é cultivado em Monti Lattari, em solo vulcânico, nos arredores do Monte Vesúvio. Com ele são feitos os produtos da Sapori di Corbara, incluindo o extrato de tomate, inteiramente natural, com sabor muito delicado e leve toque mineral.

 

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.