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Almanaque: Os segredos do sucesso do sorvete Ben & Jerry's

Como a dupla Ben Cohen e Jerry Greenfield transformou o sorvete em um negócio multimilionário

Da redação - Publicado em 15/10/2020, às 18h00

1 - Ben Cohen e Jerry Greenfield nasceram no Brooklin, NY, EUA. São amigos de infância, se tornaram hippies juntos até que um foi ensinar a fazer cerâmica e outro foi estudar medicina, na época da faculdade.

2 - Se reencontram alguns anos depois num pequeno apartamento em Nova York, quando decidiram que entrariam ramo de alimentação. A primeira ideia foi abrir uma loja de bagels, mas o maquinário para fazê-los era muito caro.

 

 

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3 - Descobriram um curso para fazer sorvete por US$ 5. Então foram para Burlington, no estado de Vermont, no norte dos EUA, porque não havia nenhuma sorveteria próxima a universidade local.

4 - Em 1978, um ano depois da inauguração, já faziam o “Free Cone Day” – o dia da casquinha gratuita. A jogada de marketing acontece até hoje em todas as lojas Ben & Jerry’s do mundo. Este ano foi em 4 de abril.

 

 

5 - Para abrir fronteiras, colocaram os sorvetes em tambores e partiram Vermont afora numa Variant 1968. Todo tipo de loja no estado passou a ter produtos Ben & Jerry’s.

6 - Em 1983, criaram o maior sundae do mundo, com 12,3 quilos; e, em 1986, lançaram o Cowmobile, um trailer que percorria os EUA, dando sorvete.

7 - Hoje há uma nova versão do Cowmobile que pode ser alugada por qualquer pessoa, nos EUA.

8 - Outra marca da Ben & Jerry’s é o envolvimento com causas sociais e ambientais, assim como um posicionamento sustentável. Em protesto contra a clonagem dos animais, enviou uma manada de pessoas vestidas de vaca para a porta do Capitólio.

 

 

9 - A receita de outro sabor famoso, o Chocolate Chip Dough, um dos mais bem sucedidos de todos os tempos, é resultado de uma sugestão anônima deixada no quadro de bilhetes que havia na loja-matriz em Burlington, em 1984.

10 - Desde 2000, a Ben & Jerry’s tornou-se uma subsidiária da Unilever. Com uma condição: a criação de um conselho de Administração independente para “preservar e expandir a missão social da marca”. E a qualidade do produto.

 

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