-

Almanaque: Oreo, o biscoito de chocolate e baunilha que reúne adoradores pelo mundo

Nascido em 1912, o produto virou nome de rua, ganhou recheio até de abóbora e tem ritual para ser devorado

Da redação - Publicado em 13/09/2020, às 12h00

1 - Em março de 1912, em Nova York, o Oreo chegou ao mercado originalmente em latas com tampas de transparentes para que os consumidores pudessem ver o produto no seu interior.

2 - Na época, as rodelas de chocolate eram recheadas com creme em dois sabores: baunilha e limão. Se um eternizou-se, o outro foi descontinuado sete anos depois.

 

 

LEIA MAIS

» O melhor bolo de Oreo de todos os tempos é uma das 10 receitas mais vistas na internet

» Almanaque: a história da Hellmann's, maionese nascida em delicatessen de Nova York

 

 

3 - Nessa altura, o Oreo já caminhava para ser uma mania nacional até que explodiu definitivamente quando começou a ser utilizado como ingrediente para a confecção de vários tipos de bolo e sobremesas.

4 - Ao longo dos anos, ganhou dia nacional nos EUA e nome de rua, em Nova York. A Oreo Way fica na 9th Ave, entre a 15 st e a 16 st, onde ele nasceu, na fábrica da Nabisco (National Biscuit Company).

 

 

5 - Além da receita, mais uma inovação da marca a história do Oreo: a impressão do nome entre os afrescos em relevo na face dos biscoitos.

6 - Sobre o nome: derivaria da palavra OR (ouro em francês), cor das primeiras embalagens do biscoito. Oreo também significa colina em grego. Bem no início, o produto era modelado em montinhos, semelhante à um pequeno monte.

 

 

7 - Com vários logotipos durante a sua trajetória, o Oreo usou e abusou (ainda abusa) do marketing. Chegou a lançar recheio cor de abóbora para celebrar. o Halloween e até em tons pastéis para a Páscoa.

8 - Os maiores êxitos da propaganda, no entanto, foram quando o Oreo pegou carona na lendária campanha Got Milk? (para incentivar o consumo de leite nos EUA) e no seu centenário, época que uma série de anúncios tinham o biscoito protagonizando fatos importantes na história mundial.

 

 

9 - Aliás, no mundo todo, o Oreo tradicional é composto por 71% de biscoito de chocolate e 29% de creme.

10 - Pesquisa indica que 50% dos consumidores separam seus biscoitos antes de comer – as mulheres, por sua vez, torcem as rodelas para separá-las com mais facilidade.

 

O ritual Oreo

A forma mais gostosa de comer o biscoito

 

 

1 - Segure numa das rodelas, gire-a e retire

2 - Dê uma lambida no interior (uma só!)

3 - Coloque a rodela no lugar dela

4 - Mergulhe metade do biscoito no leite e coma a parte molhada, dando uma sugadinha, antes de morder

5 - Repita a operação com o pedaço restante

6 - Pegue outro biscoito e comece tudo de novo

 

» Receba as notícias da SABOR.CLUB diretamente no Telegram clicando aqui  

 

>Você sabia que a revista Sabor.club tem também o Clube Sabor.club? Ele é o 1º clube de descobertas gastronômicas do Brasil. Para conhecer, clique aqui.