Lista traz dicas de alimentos para você testar na brasa - Foto: Divulgação

Lista traz dicas de alimentos para você testar na brasa - Foto: Divulgação

Churrasco inovador: dicas de alimentos para levar à grelha

Além da picanha, sugestões de alimentos para um churrasco na praia

Da redação - Publicado em 29/12/2018, às 15h00

Bombom de alcatra, assado de tira, filé mignon – levam em média 8 minutos na brasa. De quatro a seis de um lado e o restante do outro. Só toque na carne no momento de virar, ok? 

Costela de porco -  Quanto mais parruda melhor. Ela deve levar um susto na brasa e terminar de assar no forno em fogo baixo. 

Pernil e paleta suína - Como são peças maiores, tempere (sal, pimenta, umas ervinhas e até um pouco de azeite, se preferir) e coloque no papel alumínio e “esqueça” no canto da churrasqueira. Elas levam mais tempo para assar, umas três, quatro horas. 

Camarão - Tempere só com sal e azeite. Para saber quanto tempo, o truque é ir observando a mudança de cor: do cinza quando cru para o rosado meio laranja quando está no ponto. Retire assim que observar a mudança de cor, para não ficar seco e borrachudo. 

Polvo - Não vai direto para brasa. A sua carne pede um cozimento prévio, em panela, por uns 40 minutos. Na grelha, basta ficar de olho: está tostadinho? Pode tirar. 

Tamboril - Melhor de 1 a 1,2 kg, em média. Depois de limpo, recheie com ervas (tomilho, erva doce fresca, alecrim, manjericão, cebolinha). Ponha 20 minutos na brasa, virando com cuidado para grelhar dos dois lados. 

Pargo e olho de cão - Também são ótimos para assar inteiros. Atum e robalo devem ir para a brasa em postas altas, com uns 3 dedos de espessura.  Banana nanica Coloque na brasa, com casca e tudo, por 10 minutos. 

Pêssego e ameixa - Pode cortá-los no meio e colocar na brasa com a polpa para baixo. Vão muito bem com zabaione. 

Abacaxi - Funciona muito bem assado inteira, com casca, em um espeto.  Abóboras Seja pescoço ou cabotiá, vão muito bem na brasa. Atenção: assa rápido.

Pimentão, tomate, berinjela, beterraba, abobrinha - Clássicos. Corte e coloque na brasa. A berinjela pode ser em rodelas. 

PARA ACOMPANHAR 

Brotos e vinagrete – O tempero clássico, bem temperado, sempre acompanha todos os assados. 

Receitinha – Chutney de manga com mostarda vai muito bem com beterraba na brasa, servida com ricota fresca. 

Salada de abobrinha grelhada – Depois de assada, coloque sal, pimenta e azeite. Então espalhe nozes picadinhas por cima.

Este texto foi publicado originalmente na revista Sabor.club #15 que está na melhores bancas por todo Brasil. E também na banca digital www.zinio.com. Ou assine clicando aqui sabor.club/assine

Leia também