- Foto: Fernando Eduardo

Foto: Fernando Eduardo

10 dicas quentes para fazer bons assados

Confira a lista para te ajudar a preparar esse tipo de prato

Da redação - Publicado em 07/11/2018, às 15h00

1 - Matéria-prima: é o primeiro ponto de um bom churrasco. Invista nela e crie um ritual para isso. Vá ao açougue, à peixaria, converse, pergunte sobre o que está melhor, mais fresco. Para as carnes de boi, atenção para o marmoreio, a gordura entremeada nas fibras.

2 - Equipamento: melhor evitar churrasqueiras de alumínio ou ferro muito fino. Elas não retém o calor como se deve. Entre as de metal, as de inox, costumam ser melhores.

3 - Grelha: a distância da dela para a brasa deve ser de 20 cm. Aí, sim, você terá o calor ideal. Se ficar muito perto pode queimar o alimento e muito longe vai só defumar.

4 - Carvão: quanto melhor for a madeira, mais potente será a brasa dela. Priorize as toras grandes (sempre secas, sem umidade).

5 - Brasa: acenda cerca de 40 minutos antes de começar a assar. Ela deve estar bem viva, com aquele vermelhão lindo. Há equipamentos que ajudam a soprar a brasa, para alimentar o fogo. Use-os. Na falta, é quem improvise com um secador de cabelo.

6 - Churrasqueiro: quem cuida do churrasco tem que ser responsável, ter tempo, atenção com a temperatura da brasa e com o produto sobre ela e... paciência! Colocar o que for na brasa e ir beber com a turma é roubada. Servir no ponto cru é uma vergonha. Passado demais, é pior ainda, uma vez que não tem conserto.

7 - Arsenal: tenha uma boa tábua de madeira, uma faca afiada de bom tamanho e uma pinça para virar os alimentos. Não use garfos porque eles furam as coisas e deixam o suco do ingredientes irem embora.

8 - Cuidados prévios: retire a carne da geladeira cerca de duas horas antes. Isso faz com que ela volte à temperatura ambiente, o que ajuda o produto chegar ao seu estado de perfeição.

9 - Cortes: ao invés de usar bifes e tiras, prefira trabalhar com peças inteiras. Assim, o produto fica na temperatura perfeita, grelhado por fora e suculento por dentro.

10 - Tempero: sal! Preferencialmente grosso e para ficar mais delicado, triturado no liquidificador.

 

Este texto foi publicado originalmente na revista Sabor.club #15 que está na melhores bancas por todo Brasil. E também na banca digital www.zinio.com.Ou assine clicando aqui  sabor.club/assine

Leia também