- Reprodução: Facebook/Sihra São Paulo

Reprodução: Facebook/Sihra São Paulo

Bocuse d’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie abrem inscrições para a etapa nacional

Chefs brasileiros garantiram vaga na disputa mundial após boas campanhas nos concursos

Da redação - Publicado em 29/09/2018, às 20h00

Conhecidas competições na gastronomia mundial, o Bocuse d’Or e a Coupe du Monde de la Pâtisserie estão com inscrições abertas para os cozinheiros e confeiteiros de todo país.

Para participar, os interessados deverão enviar suas receitas no site da Sirha e estas serão avaliadas pelo comitê de cada um dos concursos. Os candidatos deverão ler antes as informações e requisitos essenciais para a participação, disponibilizadas no edital das competições. Após seleção das melhores, os candidatos serão convidados a cozinharem ao vivo, para a plateia do Sirha São Paulo, com data marcada para os dias 28, 29 e 30 de março de 2019, no São Paulo Expo.

O Bocuse d’Or focará neste ano em pratos vegetarianos, apresentados com foto e ficha técnica preenchida. Oito pratos serão selecionados para serem apresentados ao júri durante o concurso, ao lado de outro prato no qual constará uma proteína, que será ser divulgada pelo comitê. Os vencedores serão anunciados em dezembro. Já para a Coupe du Monde de la Pâtisserie, os postulantes devem enviar uma receita de sobremesa, junto a um currículo com os detalhes sobre sua carreira na confeitaria. Ao todo, serão quatro candidatos, sendo dois na categoria chocolate e dois na categoria açúcar.

“Vamos selecionar os candidatos mais criativos e que tenham domínio das técnicas necessárias para um bom desempenho no concurso”, disse Giovanna Grossi, atual presidente do comitê Bocuse d’Or e campeã das etapas nacional e continental da competição, em 2015 e 2016, respectivamente.

“A cada ano, nos firmamos mais na programação gastronômica do país e isso tem atraído cada vez mais pessoas que vêm nos procurar por estarem dispostas a participar da competição”, comentou Rafael Barros, presidente do comitê da Coupe du Monde de la Pâtisserie.

Final reúne brasileiros em Lyon

A final mundial dos concursos, marcada para janeiro de 2019 em Lyon, na França, contará com a presença de três brasileiros. Chef do restaurante Evvai, Luiz Filipe Souza estará ao lado de 23 outros competidores de todo o mundo após se sagrar na etapa nacional do Bocuse d'Or e conquistar o quarto lugar na continental. Letícia Cruz e Marone Calazans, que formaram dupla na disputa continental após conquistar as categorias chocolate e açúcar, respectivamente, receberam uma carta-convite para a decisão da Coupe du Monde de la Pâtisserie graças ao bom desempenho da parceria.

Leia também